Brasil terá recorde de atletas nas Olimpíadas de Inverno 2014



 O Brasil disputará os Jogos Olímpicos de Inverno Sochi 2014, a partir do dia 7 de fevereiro, com um número recorde de atletas em sua delegação. Até o momento, o Brasil tem 12 vagas garantidas nos Jogos: quatro no bobsled masculino, duas no bobsled feminino, uma na patinação artística, duas no esqui alpino, duas no esqui cross country e uma no snowboard.

Esse número pode aumentar, já que o Brasil ainda têm chances de conquistar duas vagas no esqui aéreo. Jaqueline Mourão, já classificada para o esqui cross country, também pode conquistar uma vaga no biatlo.

A maior delegação brasileira em Jogos de Inverno até hoje disputou Salt Lake 2002 com dez atletas em quatro modalidades (esqui alpino, esqui cross country, bobsled e luge).

Na última edição dos Jogos Olímpicos de Inverno, em Vancouver 2010, o Brasil participou com cinco atletas em três modalidades (esqui alpino, esqui cross country e snowboard). A primeira participação brasileira em Jogos de Inverno foi em Albertville, em 1992.

Até o momento, as vagas brasileiras nos esportes no gelo são para a patinadora Isadora Williams, responsável pela estreia olímpica do Brasil na modalidade. Da mesma forma, Fabiana dos Santos e Sally Mayara colocaram o Brasil pela primeira vez na competição feminina de bobsled. Após oito anos ausente – desde Turim 2006 – o Brasil volta a ter uma equipe masculina de bobsled, com Edson Bindilatti, Edson Martins, Fábio Gonçalves e Odirlei Pessoni.  Tanto no bobsled feminino quanto no masculino, o Brasil tem direito a utilizar um atleta reserva, em caso de contusão com um dos titulares.

Nos esportes na neve, Isabel Clark, no snowboard cross, Leandro Ribela e Jaqueline Mourão, no esqui cross country, Jhonatan Longhi e Maya Harrisson, no esqui alpino, também estão garantidos. Jaqueline também pode conseguir vaga no biatlo, enquanto Lais Souza e Josi Santos são candidatas no esqui aéreo. Essas classificações, que dependem ainda da confirmação das vagas olímpicas, também seriam as primeiras da história para o Brasil em Jogos Olímpicos. Este processo será definido até o dia 24.

"Estamos entusiasmados com a preparação para Sochi 2014", declarou Stefano Arnhold, chefe da Missão Brasileira e presidente da Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN). "São concretas as chances de Jaqueline, no biatlo, e Lais e Josi, no esqui aéreo. Vamos para a nossa melhor edição dos Jogos Olímpicos de Inverno de todos os tempos!”, completou o presidente.

Fonte:
Ministério do Esporte



23/01/2014 11:35


Artigos Relacionados


Brasil terá 51 atletas militares nas Olimpíadas de Londres 2012

Olimpíadas do Rio poderão ter número recorde de atletas militares

Olimpíadas Escolares terminam com participação recorde de 3,5 mil atletas

Brasil terá safra recorde de grãos em 2013 e produção ainda maior em 2014

Isadora Williams representa Brasil no encerramento das Olimpíadas de Inverno

Atletas e senadores fazem campanha para Brasil sediar Olimpíadas