Brasil vai defender proteção a civis em reunião do Conselho de Segurança da ONU



Na reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que acontece em Nova York, nesta quarta-feira (9), o governo brasileiro pretende propor o debate sobre a necessidade de a comunidade internacional assumir o princípio da responsabilidade de proteger civis. A missão militar estrangeira na Líbia e a hipótese de intervenção na Síria dominarão os debates em Nova York.

Em relação à Líbia, o grupo de países liderados pelos Estados Unidos elogia a atuação da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Mas, para países como a Rússia e a China, ainda tem dúvidas sobre se os civis foram realmente protegidos pelos militares estrangeiros ou viraram pretexto para o ataque ao grupo de Khadafi.

No caso da Síria, o presidente Bashar Al Assad recebeu uma série de advertências sobre a necessidade de buscar o diálogo e abandonar a violência e a repressão. Porém, a Organização das Nações Unidas (ONU) informou que o número de civis mortos sobe e já há registros de cerca de 3.500 mortes. 

Até o fim deste mês, Portugal está na presidência do Conselho de Segurança da ONU. O presidente português, Aníbal Cavaco Silva, comandará a sessão de debates. Na passagem por Nova York, Patriota vai se reunir com o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, e com representantes de organizações não governamentais que atuam na proteção de civis.

Desde o governo do ex-presidente Itamar Franco, o Brasil pleiteia um cargo permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas. O órgão é formado por 15 países – cinco permanentes e dez rotativos. Para o Brasil, é fundamental ampliar para, pelo menos, 25 cadeiras. O conselho tem a mesma estrutura formada depois da 2ª Guerra Mundial.

O mês de dezembro será o último em que o governo brasileiro ocupará um dos assentos rotativos no órgão – há um rodízio a cada dois anos nessas cadeiras.

 

Fonte:
Agência Brasil



09/11/2011 12:43


Artigos Relacionados


Reforma do Conselho de Segurança da ONU será tema de reunião em Brasília

Conselho Nacional de Segurança Pública realiza primeira reunião de 2010

Brasil dispõe de 'proteção razoável' em área de segurança, diz chefe do GSI

Brasil participa da reunião do Conselho Internacional do Café em Londres

Brasil e países do G4 defendem reforma do Conselho de Segurança

Nepal apoia o Brasil na reforma do Conselho de Segurança da ONU