Nepal apoia o Brasil na reforma do Conselho de Segurança da ONU



O ministro das Relações Exteriores do Nepal, Upendra Yadav, defendeu nesta quarta-feira (3) a reforma do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) e a inclusão do Brasil como membro permanente do órgão. Segundo ele, é necessário ampliar o espaço destinado aos países em desenvolvimento no conselho e, para isso, alterar a estrutura do órgão é fundamental.

O conselho mantém a mesma estrutura desde que foi criado, após a 2ª Guerra Mundial. É integrado por 15 países, sendo cinco permanentes e dez rotativos. Para o Brasil, uma das propostas mais adequadas é elevar em dez o número de vagas. Os membros permanentes são China, França, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos, enquanto os provisórios (com mandatos temporários) são Bósnia-Herzegovina, Alemanha, Portugal, Brasil, Índia, África do Sul, Colômbia, Líbano, Gabão e Nigéria.

O chanceler do Nepal está no Brasil para negociar acordos de parcerias nas áreas econômica, política e comercial, assim como o fim da exigência de vistos para funcionários do Ministério das Relações Exteriores. A ideia é incrementar as parcerias nas áreas de desenvolvimento agrícola, energia limpa e biocombustíveis.

O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, disse que a parceria com o Nepal colabora para que o Brasil “conheça melhor a realidade da Ásia Meridional”. Brasil e Nepal mantêm, há 35 anos, relações diplomáticas. Atualmente, há 50 brasileiros vivendo no Nepal, onde atuam em organizações não governamentais.

Pela primeira vez, o Brasil designará um embaixador para o Nepal, o diplomata Marcos Duprat. Há dois anos, o Nepal estabeleceu uma representação diplomática em Brasília. Segundo o chanceler nepalês, a tecnologia e as indústrias brasileiras são bem-vindas no país dele.


Fonte:
Agência Brasil

 

03/08/2011 18:54


Artigos Relacionados


China apoia reforma do Conselho de Segurança e reitera parceria militar com Brasil

Rússia apoia Brasil para integrar Conselho de Segurança da ONU

Em visita ao Senado, Ahmadinejad apoia Brasil no Conselho de Segurança da ONU

França apoia candidatura do Brasil para integrar o Conselho de Segurança da ONU

França apoia Brasil como membro permanente do Conselho de Segurança da ONU

Simon apoia acordo do Brasil com o Irã e diz que Conselho de Segurança da ONU deve aceitá-lo