Brasileiro leva “Nobel do Sul” em ciências sociais



O subsecretário da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), Ricardo Paes de Barros, ganhou o prêmio da Academia Mundial de Ciências (World Academy of Sciences – TWAS), na categoria ciências sociais.

O prêmio, que congrega as academias de ciências de 70 países em desenvolvimento e do hemisfério Sul, é uma espécie de “Nobel do Mundo em Desenvolvimento” e há três décadas é oferecido a várias áreas, mas só agora passa a incluir uma láurea de ciências sociais, batizada em homenagem ao economista brasileiro Celso Furtado.

Paes de Barros, conhecido entre os economistas como PB, recebeu em Buenos Aires, no dia primeiro de outubro, uma placa da TWAS que o reconhece “por suas contribuições a nossa compreensão dos problemas de pobreza e desigualdade no Brasil e pela defesa de avaliações e aperfeiçoamentos das políticas públicas com base em evidências”. Durante a cerimônia, ele fez uma apresentação sobre “A dinâmica da desigualdade no Brasil”.

O ministro da SAE e presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcelo Neri, destaca a importância do trabalho de Paes de Barros para o avanço das ciências sociais no país:

“O trabalho do Ricardo é referência obrigatória para todos nós que estudamos as questões sociais e as políticas públicas no Brasil e tem merecido reconhecimento internacional cada vez maior. É um privilégio contar diretamente com ele na SAE, onde tem desenvolvido avaliações precisas e propostas ousadas para diversas áreas de ação do Estado. O prêmio da TWAS ressalta a contribuição de um grande cientista do Brasil para o mundo”, afirma Neri.

Prêmio

Fundada em 1983 sob liderança do Nobel de física paquistanês Abdul Salam e com apoio no Brasil do médico Carlos Chagas Filho, a TWAS mantém a sigla de seu nome original alterado em 2004 – Academia de Ciências do Terceiro Mundo (Third World Academy of Sciences) – e tem a missão de “reconhecer, apoiar e promover excelência em pesquisa científica no mundo em desenvolvimento”.

Fonte:

Secretaria de Assuntos Estratégico da Presidência da República



09/10/2013 12:19


Artigos Relacionados


Relatório convoca ciências sociais ao debate de mudanças globais

CNPq e Capes investem R$ 8 milhões em ciências humanas e sociais

CNPq e Capes investem R$ 8 milhões em ciências humanas e sociais

Simon sugere indicação do diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Mello ao Nobel da Paz

CNPq e Capes financiam projetos de pesquisa em ciências humanas e sociais

Cinema e pesquisa em Ciências Sociais são tema de evento no Instituto de Psicologia da USP