Brasileiro participará da elaboração do Relatório de Mudanças Climáticas



Nos próximos dias será anunciada a lista dos principais autores do quinto Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) que será publicado em 2014. Cerca de 300 cientistas de todo o mundo foram escolhidos, entre mais de 1200 candidatos, para reunir e avaliar informações técnicas disponíveis sobre o estado atual das mudanças do clima na Terra. Em meio a diversos meteorologistas e climatologistas está o biólogo brasileiro Marcos Buckeridge.


Ele é diretor científico do Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) ligado ao Ministério de Ciência e Tecnologia e atuará no Grupo de Trabalho 2 do IPCC, responsável por abordar impactos, adaptação e vulnerabilidade das mudanças climáticas. Buckeridge será um dos redatores do capítulo que trata desta temática na America do Sul e Central.


“Sempre achei que o IPCC deveria contemplar melhor o ‘olhar do biólogo’. Quais são os eventos que ocorrem em escala micro, dentro da célula de uma planta por exemplo, que podem interferir nos evntos da atmosfera terrestre? Biólogos podem ajudar a modelar ambientes como o interior da célula de um vegetal e identificar quais fatores ali são determinantes para as mudanças climáticas globais”.


Na visão de Buckeridge, dois trabalhos podem ter contribuído para a sua indicação ao IPCC. Um deles foi o estudo da bioenergética de plântulas, iniciado em 1999. O segundo foca na resposta de plantas como a cana-de-açúcar a climas com alto teor de gás carbônico. Sua equipe descobriu que a cana é beneficiada com as mudanças climáticas, pois aumenta consideravelmente sua taxa de fotossíntese e produção de biomassa.

 

Em 2007, 12 cientistas brasileiros participaram diretamente da elaboração do relatório do IPCC, oito deles como autores principais. 


Como funciona o IPCC

O Primeiro Relatório de Avaliação (AR1, na sigla em inglês) do IPCC foi publicado em 1990. Sua última versão (AR4), divulgada em 2007, afirmou que o ser humano era o principal causador de mudanças no clima, com sérias consequências ao planeta.


O próximo relatório está em fase de preparação inicial. Países afiliados à Organização das Nações Unidas (ONU) indicaram pesquisadores para compor o quadro de autores principais do relatório. Três esboços gerais serão produzidos e revisados tecnicamente até que o relatório seja submetido à revisão e avaliação de especialistas dos governos participantes do IPCC. Buckeridge participou desta etapa no último relatório publicado. Após acertos finais, o documento oficial será divulgado em 2014.


Fonte:
Ministério da Ciência e Tecnologia



Saiba mais sobre mudanças climáticas no Portal Brasil.

 

23/06/2010 17:33


Artigos Relacionados


Carlos Minc participará de debate na Comissão de Mudanças Climáticas

Sociedade pode contribuir na elaboração de planos de adaptação às mudanças climáticas

Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas

Aprovado relatório sobre mudanças climáticas

Comissão de Mudanças Climáticas debate Programa Antártico Brasileiro

Relatório sobre mudanças climáticas preocupa senadores