Sociedade pode contribuir na elaboração de planos de adaptação às mudanças climáticas



Prazo para envio de sugestões às versões setoriais de saúde, indústria, transporte e mineração acaba em 15 de agosto

 

Os cidadãos podem opinar sobre e elaboração dos Planos Setoriais de Mitigação e Adaptação à Mudança do Clima para Indústria, Mineração, Saúde e Transporte. O prazo para envio de propostas, aberto em 15 de junho, termina em 15 de agosto.

Os planos incluem projeções de emissões de gases de efeito estufa para 2020, metas de redução, medidas que deverão ser adotadas e indicadores para avaliação. Há ainda meios de regulação e incentivo às ações e indicações de estudos de competitividade. Os documentos devem contribuir para o alcance da meta nacional de redução entre 36,1% a 38,9% das emissões projetadas para 2020.

As contribuições devem ser enviadas por meio de formulários eletrônicos, de acordo com o setor: indústria, mineração, saúde e transporte. Antes de encaminhar os comentários, é necessário ler as orientações para o preenchimento do formulário. Confira as versões em consulta para os planos de indústria, mineração, saúde e transporte.

Haverá também consultas públicas presenciais, conforme calendário na imagem ao lado, dividas entre as regiões do País. Podem participar desses encontros a sociedade civil organizada, cidadãos interessados, representantes do setor privado e representantes dos governos estaduais e municipais.

Planos setoriais

Os planos foram elaborados entre junho de 2011 e abril de 2012 pelos ministérios das Cidades; Transporte; Saúde; Minas e Energia, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Esse processo contou com a participação de representantes dos setores produtivos e da sociedade civil, indicados pelo Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas (FBMC), além de entidades convidadas.

As versões iniciais do texto foram apresentadas em junho deste ano pelo Grupo Executivo sobre Mudança do Clima (GEx), coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente. A elaboração dos planos foi determinada pelo Decreto nº 7.390, de 9 de dezembro de 2010, que regulamenta a Política Nacional sobre Mudança do Clima e é parte integrante da estratégia brasileira de mitigação e adaptação à mudança do clima.

Leia mais:

Cientistas brasileiros e britânicos criam parceria para estudar degradação de florestas

Programa Brasil Sustentável é lançado na Rio+20

 

Fonte:

Ministério do Meio Ambiente
Anvisa



19/07/2012 14:21


Artigos Relacionados


Planos da indústria para adaptação às mudanças climáticas são debatidos no Senado

Comissão debate planos de adaptação às mudanças climáticas para indústria, siderurgia e mineração

Mudanças climáticas exigirão adaptação da economia, dizem especialistas

População pode contribuir com a elaboração de políticas sobre educação alimentar

Brasileiro participará da elaboração do Relatório de Mudanças Climáticas

Sociedade pode contribuir com sugestões sobre prevenção a riscos no trabalho