Brasileiro tem obra espalhada pelo mundo
Oscar Niemeyer nasceu no Rio de Janeiro, em 15 de dezembro de 1907. Formado em arquitetura pela Escola Nacional de Belas Artes, Niemeyer foi responsável por obras históricas, entre elas o conjunto arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte, obra ousada e inovadora, que se constituiria em um marco da arquitetura moderna e da trajetória de Niemeyer.
Em 1947, é convidado pela Organização das Nações Unidas (ONU) a participar da comissão de arquitetos encarregada de definir os planos de sua futura sede em Nova York. Em 1956, inicia sua colaboração na construção da nova capital do Brasil, cujo plano urbanístico é confiado a Lucio Costa. Nomeado arquiteto-chefe da nova capital, transfere-se para Brasília, em 1958, onde permanece até 1960.
Em 1972, abre um escritório em Paris, passando a realizar também grande número de projetos no exterior, como a sede do Partido Comunista Francês, em Paris, a Universidade de Constantine, na Argélia, e a sede da Editora Mondadori, em Milão.
Tem sua obra exposta em diversos países, e é detentor de muitas homenagens e distinções, como a Ordem de Comendador das Artes e Letras e a Medalha de Ouro da Academia de Arquitetura de Paris, o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de São Paulo, e o Prêmio Leão de Ouro, na 6ª Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza.
11/12/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senadores discutem infraestrutura e mão de obra para Olimpíada, Copa do Mundo e Rio+20
Mesquita diz que crescimento brasileiro não é obra de "ungidos"
Unicamp: Universidade lança obra inédita no mundo - Português Culto Falado no Brasil
Unicamp: Universidade lança obra inédita no mundo - Português Culto Falado no Brasil
Unicamp: Universidade lança obra inédita no mundo - Português Culto Falado no Brasil
Augusto Botelho diz que PAC 2 é obra do Estado e do povo brasileiro