Mesquita diz que crescimento brasileiro não é obra de "ungidos"



O senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) disse nesta quinta-feira (9) que o crescimento econômico brasileiro não é obra exclusiva daqueles que se consideram "ungidos para promover milagres econômicos e os espetáculos do crescimento". Na avaliação do senador, o desempenho econômico do país é resultado de um longo processo de acúmulo de iniciativas e ações, acertos e erros.

- Aqueles que, pelo ufanismo ou pela manipulação do imaginário coletivo, tentam incutir a idéia de que há um governo como nunca antes houve no país e que ele é o único responsável pelos avanços alcançados são os mesmos que, cegos pela prática obtusa da autolatria, não conseguem enxergar o processo revolucionário da construção coletiva - ressaltou.

Mesquita alertou para as falácias estatísticas, a dubiedade dos números e o entusiasmo dos crédulos. Ele assinalou que o Brasil não deverá seu futuro a este ou aquele governo e nem a nenhum dos "salvadores da pátria que se arvoram em arautos do futuro". O senador sugeriu equilíbrio, bom senso, austeridade, humildade, serenidade e descortino, moderação e temperança como requisitos essenciais e permanentes para a vida pública.

- Por isso mesmo, sempre que os ventos do ufanismo, de um lado, e as loas da louvação de outro, se juntam para prestar homenagens por mais justas e devidas que sejam aos ícones do dia, temos que ter os olhos postos não só no presente, mas também no passado, útil por suas lições, e no futuro que almejamos - afirmou.

O senador Mão Santa (PMDB-PI) disse, em aparte, que o Brasil não vai bem "de jeito nenhum" por falta de auto-estima e de exemplos de trabalho.

- Não tem ninguém para levar à Presidência [da República] a síntese de Rui Barbosa. Este país não está ensinando ninguém a estudar e ter amor pelo trabalho - afirmou. 



09/10/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Crescimento com mão-de-obra qualificada

O chamado "espetáculo do crescimento" só tem beneficiado os bancos, diz Mesquita Junior

Brasileiro tem obra espalhada pelo mundo

Augusto Botelho diz que PAC 2 é obra do Estado e do povo brasileiro

Brasileiro está preso no Paquistão por fazer pregação cristã em mesquita

Geraldo Mesquita Júnior cita exemplo da honestidade do povo brasileiro