Brasileiros disputam Jogos Escolares na Argentina



Mais de dois mil estudantes, entre 12 e 14 anos, de dez países sul-americanos participam, em Mar del Plata, Argentina, da 19ª edição dos Jogos Sul Americanos Escolares, um dos eventos mais importantes do continente em nível escolar. A competição que teve início no dia 21 de novembro segue até a próxima quinta-feira (28) visa à integração dos estudantes sul-americanos e à cooperação de interesses social, cultural, esportivo e econômico, de forma a estimular o desenvolvimento desses povos.

Os atletas disputam provas em sete modalidades: atletismo, natação, tênis de mesa, basquete, futsal, handebol e voleibol. Na última edição dos jogos, em Natal (RN) e João Pessoa (PB), o Brasil conquistou o primeiro lugar no quadro geral de medalhas.

Na sexta-feira (22), representantes do Ministério do Esporte, o ministro Vilmar Coutinho, da Assessoria de Assuntos Internacionais, e Josléa Rodrigues, da Secretaria Nacional de Esporte, Lazer e Inclusão Social (Snelis), participaram da reunião do Conselho Sul-Americano de Esporte (Consude). Durante a reunião técnica foi discutida a obrigatoriedade no calendário dos jogos das modalidades de futsal e judô. As duas modalidades são opcionais e a critério do país anfitrião, poderão ser ou não inseridas na programação dos jogos.

"Além da ampla tradição internacional, essas modalidades têm uma presença muito forte em nosso País. O judô tem uma difusão muito grande nas escolas, e nada mais natural que uma modalidade desse porte passe a ser permanente no calendário esportivo dos Jogos", explica o secretário Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, Ricardo Cappelli.

Segundo Capelli, o evento é bastante relevante para a integração entre os países e experiência dos atletas. “O Ministério do Esporte, em parceria com a Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), levou uma delegação composta de 124 atletas para participar dos Jogos Sul-Americanos. O Brasil tem forte tradição em participar dessas competições, e não poderia deixar de participar dos jogos em Mar Del Plata", afirmou.


Fonte:
Ministério do Esporte



27/11/2013 11:31


Artigos Relacionados


Alunos paulistas disputam etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude

Intercâmbio leva alunos brasileiros para competir nos Jogos Escolares do Reino Unido

2.800 participantes disputam as Paralimpíadas Escolares 2013

Velejadores disputam vaga na equipe brasileira que vai aos Jogos Olímpicos

Brasileiros disputam Sul-Americano de Ginástica de Trampolim

Talentos se despedem dos Jogos Escolares da Juventude