Brasileiros estão satisfeitos com serviços eletrônicos do governo, diz pesquisa
Segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira (1º), pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento (SLTI/MP), a maioria dos cidadãos e empresas brasileiras aprova os serviços de Governo Eletrônico (e-Gov) disponíveis em sites e portais da Administração Pública das três esferas. Pelo menos 91% dos usuários dizem estar satisfeitos ou muito satisfeitos em relação às ferramentas governamentais existentes na internet.
O objetivo do levantamento, que levou em conta critérios quantitativos e qualitativos, é produzir indicadores que possam auxiliar os órgãos públicos no planejamento de serviços de e-Gov oferecidos à população. Esta é a primeira pesquisa do gênero no País.
A pesquisa considera como usuários aqueles que acessaram alguma aplicação virtual do governo nos últimos 12 meses. Já o não-usuário é o que nunca utilizou esse tipo de mecanismo. O estudo ouviu 3 mil pessoas com mais de 16 anos em todas as regiões brasileiras, e levou em consideração a diversidade regional, classe social, renda familiar, grau de instrução, faixa etária, sexo e situação de emprego das pessoas.
Também foram realizadas 647 entrevistas com empresas de todos os portes, dos setores da industria de transformação, construção civil, comércio, agrícola e serviços. Foram abordados aspectos como o uso dos serviços públicos na internet, visão sobre o e-Gov, dificuldades encontradas e comunicação com o governo.
Números
Embora propensos a usar serviços na rede digital, o levantamento mostra que 60% dos cidadãos dizem que a principal forma de acesso aos serviços públicos ainda é a presencial. No entanto, quando utilizam a tecnologia, 35% preferem a internet, superando o telefone, com 8% dos entrevistados. Já entre as empresas, a internet predomina como canal preferido para uso dos produtos públicos, com 79%.
O potencial de crescimento efetivo do e-Gov no Brasil é promissor: mais da metade da população (56% dos entrevistados) disseram que escolheriam a internet para acessar serviços de governo na próxima vez que tiver necessidade. Outros 60% declaram-se propensos a indicar esse tipo de uso para suas redes de contato. O estudo também aponta que 90% dos cidadãos acessam mais a rede mundial para se informarem sobre os serviços públicos que para realizar algum tipo de transação.
A avaliação de sites governamentais indica um alto índice de satisfação. Em relação à navegabilidade, 80% concordam que os serviços são fáceis de encontrar. Os mecanismos de busca atualmente disponíveis, como o Google, ajudam nessa análise.
Mais resultados da pesquisa estão disponíveis para consulta no site do Ministério do Planejamento.
Fonte:
Ministério do Planejamento
01/12/2010 21:13
Artigos Relacionados
Pesquisa mostra que clientes estão satisfeitos com segurança de agências bancárias
Brasileiros estão mais otimistas, informa pesquisa da CNI
Pesquisa do BC diz que brasileiros estão substituindo cheques por cartões
Pesquisa mostra que quase 50% dos brasileiros estão acima do peso
Pesquisa mostra 70% dos Centros de Assistência Social brasileiros estão no NE
Pesquisa DataSenado mostra que 61% dos brasileiros estão otimistas com situação econômica