Brasileiros podem declarar que desejam doar órgãos pelo Facebook



Usuário poderá adicionar a opção por ser doador em sua Linha do Tempo e contar as razões pelo qual desejar doar seus órgãos

 

As pessoas que desejam ser doadoras de órgãos no Brasil podem manifestar sua vontade no Facebook. A rede social tem mais de 37 milhões de usuários no País e, com a nova funcionalidade - lançada nesta segunda-feira (30) -, pretende reunir e cadastrar possíveis doadores. A ideia é promover a intenção de doar órgãos, utilizando o poder das redes sociais.

O usuário poderá adicionar a opção por ser doador em sua Linha do Tempo e contar as razões pelo qual desejar doar seus órgãos. Além disso, é possível também escolher com quem a informação poderá ser compartilhada, utilizando o controle de privacidade. O aviso poderá aparecer tanto na linha do tempo quanto na descrição do perfil.

Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a ferramenta contribuirá para a campanha de incentivo. “Precisamos fazer com que esta ideia seja multiplicada e alcance o maior número de pessoas”, afirmou.

 

Redes sociais

Desde 2009, o ministério utiliza as redes sociais para se aproximar da sociedade, abrindo espaço para o esclarecimento de dúvidas, recebimento de sugestões, e aprimoramento do Sistema Único de Saúde (SUS).

No dia 30 de abril, o Facebook anunciou a nova ferramenta para residentes dos Estados Unidos e Grã-Bretanha. Durante a apresentação da funcionalidade, os representantes da rede social destacaram o empenho para encontrar formas de contribuir com a sociedade. Desde então, o Facebook introduziu a ferramenta em vários países e os números de registros de doação têm aumentado significativamente.

“Estamos felizes por oferecer essa ferramenta aos brasileiros. A missão do Facebook é fazer o mundo mais aberto e conectado. E, acreditamos que, por simplesmente dizer às pessoas que você é um doador de órgãos, daremos um importante passo na conscientização a respeito desta causa tão importante”, explica Alexandre Hohagen, vice-presidente do Facebook para a América Latina.

Os usuários interessados em ativar a funcionalidade devem navegar pela sua Linha do Tempo e clicar em Evento Cotidiano (na parte superior da linha). Em seguida devem selecionar a opção Saúde e Bem Estar e depois selecionar a opção Doador de Órgãos. O público que poderá ver a mensagem deve ser escolhido e logo em seguida, a opção salva.

 

Brasil antecipa em um ano meta de doadores de órgãos

 

Levantamento divulgado nesta segunda mostra que, nos primeiros quatro meses do ano, o Brasil alcançou taxa de 13,6 doadores de órgãos para cada um milhão de habitantes - meta que era prevista para ser alcançada em 2013.

O número representa um total de 726 doadores, aumento de 29% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram notificados 564 doadores e a meta nacional era 11,4 doadores para cada um milhão de habitantes.

De janeiro a abril deste ano foram feitos 7.993 transplantes, crescimento de 37% em comparação aos quatro primeiros meses de 2011, ante 5.842 transplantes.

O levantamento indica que a região Norte registrou aumento de 109% no total de transplantes, enquanto no Centro-Oeste a melhora foi 103%. Outro dado mostra que os transplantes de coração, considerados de alta complexidade, cresceram 61% no mesmo período.

Segundo Alexandre Padilha, no início da década, a média nacional era cinco doadores para cada um milhão de habitantes. O ministro destaca que, em 2011, o País já havia batido o recorde de superar, pela primeira vez, o índice de dez doadores para cada um milhão de habitantes.

 

 

Histórico

No ano passado, o Brasil bateu recorde ao registrar 2.207 doadores de órgãos, número que representa 63% a mais do que o obtido em 2008.

“Atualmente o Brasil é referência por ter o maior sistema público de transplantes do mundo. Hoje, 95% das cirurgias são realizadas pelo SUS de forma totalmente gratuita à população”, destacou o ministro.

 

 

 

Leia mais:

Brasil já ultrapassou a marca de um milhão de doadores de medula óssea

Brasil quer atingir meta de 15 doadores de órgãos para cada 1 milhão de pessoas

Saúde quer sensibilizar a sociedade para a doação de órgãos no País

Campanha para sensibilizar famílias lembra Dia Nacional de Doação de Órgãos

Doação é regida pela Lei nº 9.434/97 que define as regras para a retirada de tecidos de pessoas mortas



 

Fonte:
Ministério da Saúde

 



30/07/2012 19:54


Artigos Relacionados


80 mil brasileiros já se declararam doadores de órgãos no Facebook

85% dos pacientes de hospitais concordam em doar órgãos

Municípios devem informar quantidade de profissionais que desejam contratar pelo Provab

Empresas podem declarar inspeção anual de manutenção de aeronaves pela internet

Pessoas com até 69 anos agora podem doar sangue

Empresas podem receber incentivos para doar refeições