Brasileiros que moram no exterior poderão sacar FGTS



A partir de agora os brasileiros que moram no exterior poderão sacar o dinheiro depositado nas contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A medida, assinada nessa quinta-feira (24) pelo Ministério das Relações Exteriores e a Caixa Econômica Federal, é um termo aditivo que amplia um termo de compromisso adotado em julho de 2010.

Até agora, somente os três Consulados-Gerais do Brasil no Japão estavam aptos a receber a documentação necessária para o saque de contas do FGTS. Com a termo aditivo, haverá flexibilidade para a gradual expansão desse serviço aos brasileiros residentes nos demais países.

Caberá ao governo autorizar as situações que permitirão o saque das contas de FGTS. Uma das possibilidades é limitar os saques para aposentadoria e contas inativas por mais de três anos. No Japão, onde a comunidade brasileira é de cerca de 254 mil pessoas, a medida já está em vigor desde agosto do ano passado.

De acordo com técnicos que trabalharam na elaboração do termo aditivo, depois da liberação, o dinheiro será transferido para conta na própria Caixa ou outra instituição financeira brasileira. O projeto, implantado inicialmente no Japão, serviu como piloto.


Fonte:
Agência Brasil
Ministério das Relações Exteriores



25/03/2011 15:23


Artigos Relacionados


Ensino fundamental pode ser concluído por brasileiros que moram no exterior

Idosos poderão sacar FGTS a partir dos 65 anos

Brasileiros nos EUA já podem sacar o FGTS nos Consulados do Brasil

Caixa abre postos na Europa para atender brasileiros que querem sacar FGTS

Brasileiros no exterior poderão ser segurados facultativos da Previdência

Trabalhadores brasileiros no exterior poderão ter mais proteção