Ensino fundamental pode ser concluído por brasileiros que moram no exterior
Brasileiros que residem no exterior e desejam concluir o ensino fundamental devem realizar a inscrição até o dia 7 de fevereiro
Brasileiros que residem no exterior e não concluíram a escolaridade na idade apropriada terão a chance de realizar provas para obter o certificado. Jovens e adultos interessados em concluir o ensino fundamental podem se inscrever até o dia 7 de fevereiro, no Exame Nacional de Certificação de Competências (Encceja) 2013.
A participação no Encceja é voluntária e gratuita, destinada aos jovens e adultos residentes no Brasil, com no mínimo 15 anos, completados na data de realização do Exame. As provas ocorrerão em 14 de abril, nos turnos matutino e vespertino, em todas as Unidades da Federação, e as inscrições deverão ser feitas exclusivamente pela internet.
Os interessados em participar do Encceja 2013 poderão inscrever-se em uma ou mais das quatro áreas do conhecimento que serão avaliadas: Língua Portuguesa (com redação), Língua Estrangeira Moderna, Educação Física e Educação Artística; Matemática; História e Geografia; e Ciências Naturais.
Resultado
Os resultados do Encceja podem ser utilizados para obter a certificação de conclusão do ensino fundamental, a critério das secretarias estaduais de educação. Portanto, no ato da inscrição, o participante deverá indicar a Secretaria Estadual de Educação em que pleiteia a certificação.
A escolha da Secretaria não está condicionada ao local de residência dos inscritos, que têm o direito de escolher qualquer das opções apresentadas no edital. Compete ainda às Secretarias de Educação definir os procedimentos complementares, com base nos resultados do Encceja 2013, e certificar os aprovados, quando for o caso.
- Brasileiros residentes no exterior podem concluir o ensino fundamental e médio
- Escolas selecionadas no Mais Educação podem aderir até 31 de março de 2013
- Sertão de Pernambuco recebe campanha internacional de cuidados na primeira infância
- Cerca de 400 municípios são certificados por avanços nas áreas da infância e adolescência
- Mais 15 mil escolas devem oferecer educação integral em 2013
17/01/2013 16:35
Artigos Relacionados
Brasileiros que moram no exterior poderão sacar FGTS
Áudio | Metade dos detentos brasileiros com idade entre 18 e 25 anos não chegou a completar ensino fundamental
Senado pode decidir este ano se ensino fundamental público será em tempo integral
Noções de Cidadania pode ser nova matéria do ensino fundamental e médio, como propõe projeto na CE
Pesquisa mostra 13,3% dos brasileiros moram com pelo menos um fumante
REGISTRO DE BRASILEIROS NASCIDOS NO EXTERIOR PODE SER FACILITADO