Ensino fundamental pode ser concluído por brasileiros que moram no exterior



Brasileiros que residem no exterior e desejam concluir o ensino fundamental devem realizar a inscrição até o dia 7 de fevereiro


Brasileiros que residem no exterior e não concluíram a escolaridade na idade apropriada terão a chance de realizar provas para obter o certificado. Jovens e adultos interessados em concluir o ensino fundamental podem se inscrever até o dia 7 de fevereiro, no Exame Nacional de Certificação de Competências (Encceja) 2013.

A participação no Encceja é voluntária e gratuita, destinada aos jovens e adultos residentes no Brasil, com no mínimo 15 anos, completados na data de realização do Exame. As provas ocorrerão em 14 de abril, nos turnos matutino e vespertino, em todas as Unidades da Federação, e as inscrições deverão ser feitas exclusivamente pela internet.

Os interessados em participar do Encceja 2013 poderão inscrever-se em uma ou mais das quatro áreas do conhecimento que serão avaliadas: Língua Portuguesa (com redação), Língua Estrangeira Moderna, Educação Física e Educação Artística; Matemática; História e Geografia; e Ciências Naturais.

Resultado

Os resultados do Encceja podem ser utilizados para obter a certificação de conclusão do ensino fundamental, a critério das secretarias estaduais de educação. Portanto, no ato da inscrição, o participante deverá indicar a Secretaria Estadual de Educação em que pleiteia a certificação.

A escolha da Secretaria não está condicionada ao local de residência dos inscritos, que têm o direito de escolher qualquer das opções apresentadas no edital. Compete ainda às Secretarias de Educação definir os procedimentos complementares, com base nos resultados do Encceja 2013, e certificar os aprovados, quando for o caso.