Brasileiros nos EUA já podem sacar o FGTS nos Consulados do Brasil



Os dez Consulados-Gerais do Brasil nos Estados Unidos começarão a operar o serviço de solicitação de saque do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) a partir desta segunda-feira (16).

O serviço permite que o brasileiro no exterior resgate os recursos existentes em sua conta no FGTS. Até então, era preciso que o brasileiro no exterior viesse ao Brasil e fizesse seu pedido em uma agência bancária para obter o resgate. 

O serviço faz parte de uma parceria entre o Ministério das Relações Exteriores e a Caixa Econômica Federal.


Como fazer o saque

Segundo o ministério, o procedimento que passará a ser adotado é simples: após verificar que tem direito ao saque do FGTS, o brasileiro deve levar o formulário pertinente de solicitação ao Consulado mais próximo, bem como os documentos necessários, e assinar a solicitação na presença do atendente consular.

Em seguida, a resposta à solicitação é enviada por e-mail e os recursos são depositados em conta existente em banco brasileiro, em nome do interessado ou de uma terceira pessoa por ele indicada. 

O formulário, a lista com os documentos necessários, e as condições de habilitação ao saque do FGTS estão disponíveis nos sites da Caixa e do FGTS


Fonte:
Ministério das Relações Exteriores 



16/05/2011 10:00


Artigos Relacionados


Brasileiros que moram no exterior poderão sacar FGTS

Moradores prejudicados com chuvas podem sacar FGTS

TRF: pessoas portadoras de artrite podem sacar FGTS

Cidadãos afetados pela cheia podem sacar FGTS

Vítimas da chuva em Governador Valadares (MG) podem sacar FGTS até quarta (11)

Caixa abre postos na Europa para atender brasileiros que querem sacar FGTS