Brasileiros receberão capacitação para negociação em comércio internacional
O objetivo é desenvolver cursos de capacitação para que especialistas sejam habilitados em negociações relativas ao comércio exterior
No esforço de ampliar o número de negociadores do âmbito do comércio internacional, o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, assinou nesta quarta-feira (10), três atos de parceria com o Instituto Brasileiro do Algodão (IBA), o Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O objetivo é desenvolver cursos de capacitação para que especialistas sejam habilitados em negociações relativas ao comércio exterior.
O presidente do IBA, Haroldo Rodrigues da Cunha, e Patriota assinaram declaração na qual estabelecem a cooperação para a capacitação dos estudantes de países em desenvolvimento em cursos técnicos, assim como possibilidades de estágios e bolsas de estudo.
A iniciativa vale para os brasileiros que queiram estudar no exterior e os estrangeiros de países em desenvolvimento que queiram vir para o Brasil. A medida vale para estudantes de graduação em agronomia.
Patriota assinou acordo de cooperação técnica com o presidente do Ipea, Marcelo Neri. O acordo determina a busca de ações conjuntas para estudos e pesquisas no que se refere às relações econômicas internacionais.
Com o presidente da OAB, Ophir Cavalcante Filho, foi assinado protocolo de intenções que define a cooperação para a cursos de capacitação de advogados e diplomatas na área do direito do comércio internacional.
Veja também:
Programa do governo federal incentiva exportações de micro e pequenas empresas
Leia mais:
Missão Empresarial brasileira fecha negócios na China em torno de US$ 7,4 milhões
Bolsa de estudos aumenta possibilidades para negros na carreira diplomática
Está aberta chamada para pesquisa sobre ilhas oceânicas brasileiras
Novo edital apoia projetos conjuntos de pesquisa entre Brasil e Espanha
Fonte:
10/10/2012 16:57
Artigos Relacionados
Entidades civis receberão capacitação do MMA para elaborar projetos socioambientais
Profissionais de vigilância receberão capacitação
Comunidades indígenas receberão capacitação digital
Presidiárias de Brasília receberão capacitação profissional
Catadores do Jardim Gramacho no Rio de Janeiro receberão capacitação
Ministério promoverá cursos de capacitação gratuitos para agentes de comércio exterior