Brasileiros se preparam para integrar operação no Haiti



O Ministério da Defesa apresentou nesta segunda-feira (5) os militares que irão integrar próximo contingente de missão de paz no Haiti. Os militares estão sendo treinados e capacitados para atuarem no país, que sofre as consequências após o terremoto ocorrido em 2010. A Chefia de Operações Conjuntas (Choc) do Ministério da Defesa começou os preparativos de treinamento mediante a realidade econômica do país. A ideia é que até o fim do ano, as tropas estejam devidamente preparadas.

Na etapa inicial dessa jornada, os 36 comandantes e integrantes dos Estados-Maiores do 19° contingente brasileiro se reuniram em Brasília. Durante cinco dias, os oficiais receberam informações estratégicas da missão. Até o embarque da tropa serão 14 semanas de preparação do novo contingente. A próxima etapa do treinamento começou nesta segunda-feira (5) no Rio de Janeiro.

Na semana passada, o diretor do Departamento da América Central e Caribe do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Nelson Tabajara, e o primeiro-secretário Olympio Faissol Junior apresentaram à equipe os objetivos da política externa brasileira no Haiti, bem como a situação atual do país.