Pesquisadores brasileiros preparam 2ª expedição à Antártica



Pesquisadores do Centro Polar e Climático da Universidade do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) preparam uma segunda expedição em direção ao interior da Antártica. A viagem está marcada para o início de novembro de 2011e deve durar dois meses. Ao todo, 15 pesquisadores instalarão uma central de monitoramento (posto avançado) a 500 quilômetros do Pólo Sul Geográfico e a 2,5 mil quilômetros da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF).

Segundo o pesquisador da UFRGS Jefferson Simões, líder da primeira expedição que repete o cargo nesta nova missão, a intenção do projeto é monitorar as influências dos poluentes da América do Sul na Antártica. “Pretendemos monitorar a composição do ar no continente gelado. Mais precisamente, a proposta é identificar se há sinais de poluentes e queimadas da América do Sul lá”, explicou.

As duas equipes responsáveis pela missão já estão em treinamento e preparam o material necessário para a expedição. De acordo com Simões, a viagem é resultado dos esforços de várias instituições na criação do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Criosfera. Segundo o pesquisador, uma viagem desse porte não sai por menos de R$ 500 mil.

Fonte:
Ministério da Ciência e Tecnologia



14/10/2010 18:47


Artigos Relacionados


Termina expedição científica brasileira no interior da Antártica

Expedição transmite dados meteorológicos da Antártica para o Brasil

Brasil inicia expedição científica ao interior da Antártica neste sábado

Roraima recebe expedição de pesquisadores

Expedição em Roraima reúne pesquisadores de diversas áreas

Operação Antártica mobiliza 200 pesquisadores e cinco navios