Brasília recebe mutirão itinerante para julgar processos de anistia política



Chega a Brasília nesta quarta-feira (18) a 41ª Caravana da Anistia, atividade organizada pelo Ministério da Justiça para julgar processos de anistia política de forma itinerante pelo Brasil. O evento acontece às 14h, na Câmara dos Deputados. Dentre os sete requerimentos que serão apreciados está o de Herbert José de Souza, o Betinho.



A Caravana da Anistia é a forma encontrada pelo Brasil para pedir desculpas oficiais aos cidadãos e familiares daqueles que foram perseguidos politicamente durante a ditadura militar. Desde 2001, a Comissão de Anistia analisa processos de quem foi perseguido politicamente no Brasil entre 1946 e 1988. Nestes quase dez anos, foram julgados cerca de 57 mil processos, dos quais 33 mil foram deferidos e 12 mil tiveram algum tipo de reparação econômica.



A ação já percorreu 18 estados e apreciou publicamente mais de 800 processos. Entre os anistiados nestas sessões estão personalidades como o educador Paulo Freire, o líder seringueiro Chico Mendes, o jornalista Ziraldo, o cartunista Jaguar, o governador Leonel Brizola, o presidente João Goulart, entre outros.



Além do presidente da Comissão, Paulo Abrão, participam da 41ª edição do projeto o ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Cezar Britto e a doutora em Direito Deisy Ventura. A atividade faz parte da programação do 4º Seminário Latino Americano de Direitos Humanos e Anistia Política, iniciado na última segunda-feira (16) pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados. A próxima caravana será no dia 26 de agosto, em Natal (RN).



Os resumos dos processos que serão julgados em Brasília estão disponíveis no site do Ministério da Justiça.



Fonte:
Ministério da Justiça




 



19/08/2010 14:31


Artigos Relacionados


Caravana da Anistia recomeça a julgar processos de perseguidos políticos no País

Juízes terão de seguir ordem cronológica de processos prontos para julgar ações

AGU promove mutirão para julgar ações contra empresas que descumprem normas de segurança no trabalho

STF poderá passar a história a limpo ao julgar o alcance da Lei da Anistia, diz Pedro Simon

Demóstenes: 1º vice-presidente deve julgar processos contra Agaciel e Zoghbi

CDH deve votar requerimento para debater andamento de processos na Comissão de Anistia