Brasília sedia debate sobre legislação antidopagem no esporte
Evento esclareceu dúvidas de representantes de entidades esportivas sobre unificação de procedimentos jurídicos adotados pela Agência Mundial Antidopagem (AMA)
A capital federal foi palco, nesta quarta-feira (19), do Seminário de Julgamento de Casos de Dopagem, promovido pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD). O evento serviu também para esclarecer dúvidas de representantes de entidades esportivas sobre unificação de procedimentos jurídicos adotados pela Agência Mundial Antidopagem (AMA).
Segundo Marco Aurelio Klein, diretor executivo da ABCD, a meta é trabalhar por qualificação técnica de especialistas para que nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016 o Brasil não tenha nenhum caso de dopagem entre seus atletas.
Depois de explicações desde a normatização de coleta de amostras até métodos proibidos e ainda procedimentos como tráfico de substâncias, os representantes do vôlei, pentatlo moderno, futebol, esgrima, handebol, ciclismo, rúgbi, ginástica, judô, boxe, hipismo, atletismo e esportes paraolímpicos formaram grupos para discutir caso de atleta pego por Nandrolona que chegou à AMA.
Fortalecimento do controle no Brasil
Maria José Pesce disse que a participação da agência mundial no seminário promovido pela ABCD visa a fortalecer e avançar os programas de controle de dopagem no País. “A AMA promove, coordena e monitora o controle antidopagem no mundo, e é preciso que haja uma harmonização da legislação sobre o assunto”, diz a diretora para América Latina e Caribe. Mesmo com diferenças de país a país, assinala, o objetivo é que o básico das normas do Código Mundial esteja alinhado com as instituições nacionais.
É preciso assegurar, por exemplo, que esclarecimentos cheguem a todos, principalmente aos atletas – que, pelo Código Mundial, são os responsáveis por tudo que ingerem. Para tomar um medicamento necessário a uma lesão, por exemplo, têm de saber que é preciso pedir “autorização” específica e justificada por médicos, para avaliação da AMA.
Formas de apelação
- Testes antidoping têm entrada simplificada no País
- Beneficiários do Bolsa-Atleta farão primeiros testes de controle de dopagem
- Consumo de suplemento alimentar pode causar danos à saúde, alertam autoridades
20/06/2013 17:18
Artigos Relacionados
Brasília sedia fórum de debate sobre esporte nacional
Brasília sedia debate sobre a juventude rural
Brasília sedia seminário sobre saúde de deficientes
Brasília sedia jornada sobre Lei Maria da Penha
Brasília sedia evento sobre Física dos Plasmas
Brasília sedia seminário sobre comércio exterior