Brasília Super Rádio FM pede apoio a senadores para resolver dificuldades financeiras



matéria retificada às 10h55

O presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), senador Cristovam Buarque (PDT-DF), sugeriu a criação de uma associação de amigos da Brasília Super Rádio FM com a finalidade de contribuir para a manutenção da emissora. A proposta foi apresentada, na manhã desta quarta-feira (16), à diretora da rádio, Lúcia Garófalo, que foi à CE discutir as dificuldades financeiras enfrentadas pela emissora e as providências que podem ser adotadas.

Cristovam disse ser fã da rádio, que ele considera um patrimônio da sociedade pelo tipo de programação que apresenta, e pediu apoio à Secretaria de Cultura do Distrito Federal para que a emissora se consolide e continue em funcionamento. Na opinião do senador, outra emissora que viesse a substituir a Brasília Super Rádio FM não manteria o diferencial da rádio.

Durante o encontro, Lúcia Garófalo explicou que o maior problema enfrentado pela rádio no momento é o risco de sair do ar no próximo dia 20, devido a questões relacionadas com direitos autorais cobrados pelo Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad). A diretora da rádio disse que, embora já esteja em curso uma negociação com o Ecad para que sejam criadas condições de serem feitos esses pagamentos, o acordo nunca é concluído. Acrescentou que, a cada nova tentativa de negociação, o valor da dívida aumenta.

A senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) disse que os problemas com o Ecad não são raros e que, a partir de agosto, quer examinar esse assunto com o objetivo de propor algum tipo de fiscalização efetiva por parte do governo. Marisa Serrano acredita que o problema poderia ser facilitado se o Ecad propusesse formas de pagamento sem asfixiar os devedores.

A senadora disse que outra forma de solucionar o problema da empresa seria buscar ajuda do governo local para que "não saia do ar algo tão importante para a cultura da cidade". Ela sugeriu que a rádio realize ações para ajudar Brasília na divulgação de programações culturais em troca de apoio.

Participou do encontro a professora e chefe do Departamento de Música da Universidade de Brasília (UnB), Beatriz de Freitas Salles.

Consolidada em 28 anos de atividade independente no Distrito Federal, a Brasília Super Rádio FM é uma das duas únicas emissoras no mundo inauguradas pelo Papa. A outra é a rádio do Vaticano. O criador e diretor-presidente da Brasília Super Rádio FM foi o jornalista Mário Garófalo, falecido em 28 de setembro de 2004. A emissora transmite em sua programação músicas eruditas, óperas, jazz, trilhas sonoras e música popular brasileira, além de noticiário com informações locais, nacionais e internacionais.



16/07/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eduardo Siqueira Campos registra aniversário da Brasília Super Rádio FM

Lobão pede a governo que ajude empresas de comunicação social com dificuldades financeiras

SATURNINO PEDE SOLUÇÃO PARA DIFICULDADES DA RÁDIO MEC DO RIO

JARBAS PEDE APOIO DE ACM PARA RESOLVER CASO DOS PRECATÓRIOS

RONALDO LESSA PEDE APOIO PARA ALAGOAS RESOLVER SEUS PROBLEMAS

Governador do Amapá pede apoio de Sarney para resolver situação de companhia energética do estado