SATURNINO PEDE SOLUÇÃO PARA DIFICULDADES DA RÁDIO MEC DO RIO



As dificuldades financeiras por que vem passando a rádio MEC do Rio de Janeiro, foram tema de pronunciamento do senador Roberto Saturnino (PSB-RJ) nesta terça-feira (dia 29). Para ele, o governo federal submete a emissora a um "processo de enfraquecimento". A rádio, relatou o senador, passou por diversas transformações visando a sua extinção, o que tem provocado manifestações de funcionários e ouvintes.
Nos anos 30, lembrou Saturnino, a rádio foi doada por Roquete Pinto ao governo federal, sob o compromisso de que não fossem veiculadas propaganda oficial e com a garantia de uma programação cultural e educativa.
- A impressão que se tem é de que, no fundo, manifestou-se uma vontade de extinção da emissora. Como estava faltando coragem para o enfrentamento da opinião pública, decidiu-se colocá-la num ambiente impróprio à sua vida e deixá-la ir-se extinguindo com o tempo, deixá-la à míngua, sem recursos e proibir outras formas de captação de recursos. Se é o caso de extinguir vamos fazer uma consulta à sociedade brasileira - afirmou o senador.
Saturnino tem encontro agendado com os ministros da Educação, Paulo Renato, e da Cultura, Francisco Weffort, quando irá sugerir a vinculação da emissora a um dos dois órgãos. O senador acrescentou que a MEC-Rio possui o maior e melhor acervo de música brasileira do século 20 e o melhor estúdio sinfônico do país, embora seja muito pouco utilizado. O senador disse ainda que a emissora goza de grande prestígio no Brasil e no exterior devido à sua natureza educacional.
- O povo elege representantes para o Legislativo e para o Executivo sem que estejam explícitas as decisões que pretendem tomar e que afetarão a população. Essas medidas são tomadas sem consulta popular, como a privatização da Petrobras, feita na calada da noite como se fosse uma operação escusa, a imprensa mal noticia e a operação está concluída e se classifica como um abuso de delegação - avaliou o senador, referindo-se a venda de ações da Patrobras na Bolsa de Nova York.

29/08/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


AMIM PEDE SOLUÇÃO URGENTE PARA MUNICÍPIOS EM DIFICULDADES

Marisa Serrano pede solução para ex-alunos em dificuldades para pagar crédito educativo

Brasília Super Rádio FM pede apoio a senadores para resolver dificuldades financeiras

Senadores cobram da CEF solução para 500 mil mutuários em dificuldades

Especialistas apontam dificuldades para digitalização do sistema de rádio no Brasil

Saturnino diz que apoio popular deve impedir dificuldades políticas