Britto lança plano de governo








Britto lança plano de governo
Empregos e Segurança Pública. Essas as prioridades do programa de governo do candidato da coligação O Rio Grande em 1º Lugar, Antônio Britto. Se eleito, quer enviar à Assembléia Legislativa um plano emergencial para equipar as forças de segurança e aprovar uma Lei de Incentivos para atrair investimentos e gerar empregos. “O Estado entrará para valer na guerra fiscal”, disse Britto ao apresentar suas propostas ontem à tarde na sede do PPS.

O empresário que quiser gerar empregos no RS, seja pequeno, médio ou grande, “terá que ser tratado com respeito pelo próximo governador. Temos que parar de mandar emprego embora”, alfineta (sem citar o caso Ford). Foi aplaudido pela militância que acompanhava o lançamento do plano ao afirmar que, se eleito, pretende “despartidarizar” a Segurança Pública e “devolver o comando aos brigadianos e policiais civis”.


Ibope: Lula sobe dois pontos e pode vencer no 1º turno
O candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, subiu 2 pontos e está com 48% dos votos válidos, segundo a última pesquisa Ibope, divulgada ontem. Lula passou de 39% para 41% das intenções de votos. Para decidir a disputa no primeiro turno, o petista precisaria de 50% dos votos válidos (descontados em branco e nulos) mais um. Na rodada anteior, Lula tinha 45% dos votos válidos.

Ciro Gomes (PPS) caiu pela quarta rodada consecutiva e foi numericamente ultrapassado por Anthony Garotinho (PSB). O candidato do PPS perdeu 3 pontos e foi de 15% para 12%. Já o ex-governador do Rio oscilou positivamente 1 ponto, chegando a 13%. Levando-se em conta a margem de erro de 1,8 ponto, os dois estariam em empate técnico no terceiro lugar.

O candidato do PSDB, José Serra, manteve-se estável com 19%. Mesmo sem apresentar modificações, o tucano ampliou a distância em relação ao terceiro colocado. Na semana passada, ele estava com uma vantagem de 4 pontos, que subiu para 6 pontos nesta rodada. José Maria de Almeida (PSTU) continua com 1%. Os eleitores que pretendem votar em branco ou anular o voto somam 4%. E 10% dos entrevistados ainda não sabem em quem votar ou não responderam à pesquisa.


Bernardi: “Orçamento está errado”
O candidato do PPB ao governo do Estado, Celso Bernardi, afirmou ontem que “o orçamento público estadual para 2003 está muito mal elaborado”. Ele ironiza e diz que “o governo petista mantém uma certa coerência, porque enquanto o candidato ao governo mente com palavras, o atual governador mente com os números”.

Bernardi destaca que o orçamento divulgado pelo Executivo está “superestimando a receita e subvalorizando as despesas”. Conseguindo com isso, segundo ele, “anunciar um deficit zero nas contas de 2003”. Bernardi fala ainda fala ainda que é impossível zerar o orçamento, pela impossibilidade de equalizar os custos da máquina pública, a arrecadação estadual e os aumentos dos servidores, previstos para o ano que vem.


Deputados pedem ação contra o PT
Os integrantes da subcomissão especial da Pangea, entregaram ontem ao presidente da Assembléia Legislativa, Sérgio Zambiasi um pedido “para que ele tome as medidas judiciais cabíveis no resguardo da imagem do Parlamento, inclusive no que se refere aos termos da decisão da Sra. juíza auxiliar do TER, Isabel de Borba Lucas”, que acatou pedido da Frente Popular e usou na sua defesa de decisão termos como “farsa e armação”, referindo-se ao trabalho da subcomissão.

O relator da subcomissão, deputado Vieira da Cunha (PDT) divulgou nota oficial em que a subcomissão “reage as ofensas sofridas pelos deputados nos programas eleitorais do PT e exigem providências para resguardar o direito do Legislativo”.


Deputado do PT critica declarações de Lula
As declarações do candidato à Previdência, Luiz Inácio Lula da Silva, sobre a participação do Brasil no Tratado Internacional de Não-Proliferação de Armas Nucleares, geraram críticas do Ministério das Relações Exteriores, de concorrentes e do deputado federal Fernando Gabeira (RJ), autoridade do partido na questão ambiental.

O tratado, ratificado por 187 países – o Brasil foi o último a assiná-lo, em 1998 -, prevê facilidade de acesso dos países à tecnologia nuclear para fins pacíficos, ao mesmo tempo em que estabelece a redução de arsenais de armas atômicas.


Colunistas

COISAS DA POLÍTICA

Avaliação
O candidato do PMDB Odacir Klein participa hoje da reunião de avaliação do final de campanha de José Serra (PSDB). O encontro acontece em Brasília.

Suinocultores
Depois de conversa com o FHC, por telefone, o deputado federal do PMDB Osmar Terra agendou encontro de um grupo de suinocultores gaúchos com diversos ministros. O primeiro foi Pratini de Moraes.

Heloísa Helena
A senadora do PT Heloísa Helena chegou ontem ao RS. Da visita, a convite do comitê do ex-prefeito Raul Pont, também faz parte do almoço no parque Harmonia com o prefeito João Verle e os candidatos ao Senado Paulo Paim e Emilia Fernandes.

Desconhecido
Na opinião da deputada estadual do PT Maria do Rosário, Patrícia Pillar, ao dizer que “o PT fez besteiras por todo o Brasil”, prova desconhecer que o partido está na 4ª gestão na capital. Porto Alegre é referência mundial em qualidade de vida, lembra a deputada que lamenta o papel submisso de Patrícia, após ter sido ofendida por Ciro Gomes.

Orçamento
A proposta orçamentária entregue à Assembléia provou a seriedade do governo petista, na avaliação do deputado estadual do PT Pe. Roque. O deputado acredita que a peça frustou a oposição, que fazia previsões catastróficas.

Transferência
O deputado estadual do PPS Cézar Busatto do PPS Cézar Busatto chama entrevista coletiva hoje para denunciar a transferência de recursos do sistema financeira estadual para cobrir o déficit do governo, o que, segundo ele, estaria descapitalizando o Banrisul e a Agência de Fomento.


Editorial

AJUDA A COLÔMBIA

O Brasil está sendo pressionado pelos Estados Unidos a usar Forças Armadas numa intervenção militar para abafar a guerrilha interna da Colômbia. A embaixadora dos EUA no Brasil, Donna Hrinak, deu como certa a ajuda brasileira.

Quem não gostou nada nada foi o ministro brasileiro de Defesa, Geraldo Quintão. Pela sua reação, a insistência já vem há bastante tempo e deve acentuar nos próximos meses.

Segundo fontes do governo norte-americano, os EUA querem que o Brasil se torne um verdadeiro testa-de-ferro de seus interesses na América do Sul. E não só no caso da Colômbia. Tanto a CIA (a agência de inteligência norte-americana) quanto FBI (Polícia Federal do país) mantêm a opinião de que a tríplice fronteira (Brasil, Paraguai e Argentina) e o Uruguai seriam um foco do terrorismo internacional.

O novo presidente da Colômbia, Andrés Pastrana, que está endurecendo com os guerrilheiros, também poderá pedir apoio do Brasil.

Segundo a nossa Constituição, as Forças Armadas têm como função a defesa nacional. Dos quatro países sul-americanos mais envolvidos com o tráfico internacional de drogas, somente na Bolívia e na Colômbia as Forças Armadas aderiram oficialmente à luta contra o narcotráfico.

Tanto no Peru como no Brasil, Exército, Marinha e Aeronáutica só são utilizados para prestar apoio logístico neste caso. Entretanto, diz-se há alguns anos que as Forças Armadas brasileiras já estariam preparadas para esse tipo de atividade, apesar da resistência nas áreas policial e militar.


Topo da página



09/18/2002


Artigos Relacionados


Governo lança Plano Brasil sem Miséria

Governo lança edital do plano Inova Telecom

Governo lança novo plano de combate ao crack

Governo lança plano Mais Pecuária em Juiz de Fora (MG)

Governo lança Plano Safra da Agricultura Familiar no Ceará

Governo lança plano de previdência complementar para atletas