Bustani foi indicado para o Prêmio Nobel da Paz, anuncia Raupp
O Embaixador do Brasil no Reino Unido, José Maurício Bustani, foi indicado para concorrer ao Prêmio Nobel da Paz. Ao anunciar que sua candidatura foi aceita pelo Comitê Norueguês do Prêmio, o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) manifestou sua satisfação diante do êxito obtido por uma comissão de parlamentares que trabalhou pela indicação.
Em aparte, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) lembrou o excelente trabalho de Bustani, à frente da Organização Internacional para a Proibição das Armas Químicas (OPAQ), do qual foi exonerado por pressões dos Estados Unidos, que ofereceram favores e empréstimos a países membros para que votassem a favor de sua destituição, segundo afirmou.
- Bustani propôs que o Iraque integrasse a Organização, o que implicaria em aceitar condições e fiscalização de suas armas. Também queria que a OPAQ fiscalizasse o arsenal químico dos Estados Unidos, o maior do mundo. Foi o bastante para atrair a ira do governo norte-americano que já pretendia invadir o Iraque para tomar conta de seu petróleo, como hoje está sendo provado com a divulgação das mentiras de Bush e Blair - disse Simon.
13/06/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Valdir Raupp elogia indicação de Bustani para embaixada de Londres
Suplicy lembra que Rondon chegou a ser indicado para o Nobel da Paz
ODACIR SOARES COMENTA PRÊMIO NOBEL PARA ECONOMISTA INDIANO
CRE sugere que Senado indique o nome de Sérgio Vieira de Mello para o Prêmio Nobel
Prêmio Nobel de Física promove palestra na USP
Paim parabeniza Obama por prêmio Nobel da Paz