Cabral apela para retomada do programa Calha Norte



O senador Bernardo Cabral (PFL-AM) ressaltou a importância do programa Calha Norte na defesa da Amazônia. Segundo ele, o programa está abandonado e, dos parcos R$ 8 milhões destinados à implantação da infra-estrutura básica para os municípios da região cobertos pelo programa, apenas R$ 3 milhões foram liberados, estando o restante contingenciado pelo governo federal e o Ministério da Defesa.

Para Cabral, a soberania brasileira na Amazônia depende da ocupação das fronteiras ao norte do país, e o programa Calha Norte é a melhor forma de proteger aquela região. "São 37 municípios que dependem dessa verba para postos de saúde, escolas em comunidades carentes, reparação de estradas vicinais e manutenção de instalações essenciais à vida dessas comunidades", disse.

Ele lamentou que os "burocratas do Tesouro Nacional" não tenham uma noção da importância de um programa como o Calha Norte para a manutenção da soberania do Brasil sobre a região. "Façam ouvidos de mercador e viverão para prantear sua decisão em futuro bem próximo, quando a cobiça internacional ganhar espaço na região", alertou.

03/05/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marluce reivindica a imediata retomada do Programa Calha Norte

PROGRAMA CALHA NORTE DEVERÁ RECEBER VERBAS DO GOVERNO, DIZ BERNARDO CABRAL

CABRAL DEFENDE PRIORIDADE PARA PROJETO CALHA NORTE

CABRAL RECLAMA ATENÇÃO DO GOVERNO PARA PROJETO CALHA NORTE

CABRAL DEFENDE PROJETO CALHA NORTE E PEDE ATENÇÃO PARA A AMAZÔNIA

CABRAL DENUNCIA TENTATIVA DE EXTINÇÃO DO PROJETO CALHA NORTE