CABRAL DESTACA IMPORTÂNCIA DAS RELAÇÕES BRASIL-ISRAEL



Ao abrir hoje (dia 2) a solenidade de lançamento de concurso de monografia para estudantes sobre o tema Cinqüentenário da Proclamação do Estado de Israel, no Espaço Cultural da Câmara dos Deputados, o senador Bernardo Cabral (PFL-AM) destacou a importância do estreitamento das relações entre o Brasil e Israel, lembrando que foi um brasileiro, o embaixador na ONU à época, Osvaldo Aranha, um dos responsáveis pela criação do Estado judeu no Oriente Médio, em 1948.

- A proclamação de Israel foi a verdadeira promessa de paz para o Oriente Médio e esse é um fato que todos os estudantes brasileiros deveriam saber - ressaltou o senador. Sobre a luta de Osvaldo Aranha, lembrou a coragem do brasileiro para implantar o Estado onde os judeus puderam reerguer sua vida, e enalteceu a vitória daquela nação frente ao que sofreu durante a Segunda Guerra Mundial.

Segundo Bernardo Cabral, que é presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Israel, o concurso é importante para que os jovens brasileiros procurem saber mais sobre o assunto, "porque assim terão melhor noção da profundidade da história dos judeus em todas as épocas". Cabral parabenizou ainda a comunidade judaica do Brasil pela data que estão comemorando e pela solenidade que estava sendo realizada hoje, com a presença de várias autoridades.

O rabino Henry Sobel, líder do Rabinato do Brasil, disse que o sionismo, movimento que caracterizou a luta dos judeus em busca de um território, teve sua origem durante os embarques dos prisioneiros para os campos de concentração dos nazistas, durante a Segunda Guerra Mundial, e significava "um sonho de paz". Henry Sobel também visitou hoje (dia 2) o presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães, a quem pediu apoio à realização do concurso de monografias.

O concurso é destinado a estudantes de 2º Grau de todo o Brasil e seu objetivo é permitir à população estudantil brasileira acesso aos fatos históricos e culturais de Israel no cenário mundial, uma vez que no Brasil encontra-se um dos maiores contingentes populacionais judeus do mundo, de acordo com os organizadores.

Estiveram presentes à mesa dos trabalhos de lançamento do concurso o secretário da Confederação Israelita do Brasil (Conib), Berez Aizenstein, o representante da Embaixada de Israel, Gilad Cohen, e o presidente do Movimento Cristão do Brasil, Pedro Laurindo, entre outros.

Informações sobre o concurso podem ser obtidas no Movimento Cristão do Brasil, Centro Empresarial Norte -SRTVN, quadra 701, conjunto C, salas 502/504, em Brasília.



02/07/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


CABRAL DESTACA IMPORTÂNCIA DA ÁGUA PARA A SOBREVIVÊNCIA DA HUMANIDADE

Jucá destaca importância da Subsecretaria de Relações Públicas do Senado

JUCÁ DESTACA IMPORTÂNCIA DE AMPLIAR RELAÇÕES COM NORTE DA AMÉRICA DO SUL

Fórum Nacional de Defesa Civil destaca a importância das relações internacionais

CABRAL FAZ SAUDAÇÃO AO PRESIDENTE DE ISRAEL

Tebet destaca 175 anos das relações entre Brasil e Rússia