Cabral pede vistas do parecer sobre indicação de Matarazzo para embaixada em Roma



Cabral pede vistas do parecer sobre indicação de Matarazzo para embaixada em RomaDurante reunião secreta da CRE - Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, nesta terça-feira (9), para apreciação de indicações de embaixadores, o senador Bernardo Cabral (PFL-AM) pediu vistas do parecer do senador Pedro Piva (PSDB-SP) sobre a indicação do secretário de Comunicação da Presidência da República, Angelo Andrea Matarazzo, para o cargo de embaixador do Brasil junto à República da Itália. A indicação foi feita pelo presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, para a vaga deixada pelo embaixador Paulo Tarso Flecha de Lima após ter sido demitido pelo próprio presidente.

O presidente em exercício da CRE, senador João Alberto (PMDB-MA), tentou convencer Cabral a reduzir o prazo de vista de cinco dias úteis para dois dias, mas o senador amazonense foi irredutível e exigiu a totalidade do prazo regimental para analisar o parecer de Piva. Ele também não apresentou qualquer justificativa para o pedido. Com o feriado de sexta-feira (12), o prazo termina na quarta-feira (17) e pode adiar a sabatina de Matarazzo por duas semanas. João Alberto concedeu vista coletiva para impedir novos pedidos de vista e disse que analisará a hipótese de convocar uma reunião extraordinária para a próxima quinta-feira (18).

A CRE aprovou, por unanimidade, a indicação de José Artur Denot Medeiros para o cargo de embaixador do Brasil junto à República Federal da Alemanha. Também foi aprovado requerimento do senador Roberto Saturnino (PSB-RJ) para a realização de audiência em caráter secreto com os ministros da Defesa, Geraldo Quintão, do Gabinete de Segurança Institucional, general Alberto Cardoso, e da Justiça, José Gregori, para fornecer informações mais aprofundadas sobre as operações de guerra dos Estados Unidos no Afeganistão, as possíveis ramificações do terrorismo no Brasil e a instalação de um escritório de agência policial americana em São Paulo.

Outro requerimento aprovado foi o do senador Ricardo Santos (PSDB-ES), que solicita a realização de audiência pública conjunta com a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) para analisar ameaças de medidas protecionistas americanas contra o aço brasileiro. O requerimento pede que sejam convidados os ministros do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Sérgio Amaral, e das Relações Exteriores, Celso Lafer, além da presidente da Associação Brasileira de Siderurgia, Maria Silva Bastos Marques, e do presidente da Companhia de Siderurgia de Tubarão, José Armando Figueiredo Campos.

09/10/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


CRE examina indicação de Matarazzo para embaixada brasileira em Roma

Aprovado o nome de Andrea Matarazzo para a embaixada em Roma

CRE analisa indicação de Itamar para embaixada em Roma

Bohn Gass pede vistas ao parecer de Bonow

Aécio pede apoio de Sarney à indicação de Itamar para embaixada da Itália

Itamaraty negocia fim do bloqueio de contas de embaixada brasileira em Roma