Aprovado o nome de Andrea Matarazzo para a embaixada em Roma



O Senado aprovou nesta quarta-feira (7) a escolha de Angelo Andrea Matarazzo para exercer o cargo de embaixador do Brasil junto à República Italiana, no lugar de Paulo Tarso Flecha de Lima. Foram registrados 46 votos favoráveis, 18 contrários e 4 abstenções, num total de 68 votos.

Na ocasião, o primeiro secretário da Casa, senador Carlos Wilson (PTB-PE) registrou informação da Comissões de Relações Exteriores (CRE) segundo a qual "o indicado se comprometeu a entregar seu passaporte italiano à embaixada da Itália e, no ato, declarar suspensos seus direitos à cidadania italiana enquanto durar a missão diplomática".

Antes da votação, o senador Lauro Campos (PDT-DF) apoiou o entendimento do senador Bernardo Cabral (PFL-AM) que, no âmbito da CRE questionou a escolha de um brasileiro com dupla nacionalidade para representar o país no exterior. Lauro Campos lembrou ter um projeto que veda a brasileiros de dupla nacionalidade o exercício de alguns cargos, entre eles, o de presidente do Banco Central.

Lembrando que foi discutida na Comissão de Assuntos Sociais a profissão de treinador de goleiro de futebol, que só pode ser exercida por pessoas capacitadas, o senador questionou por que o Brasil mandará para o lugar do embaixador Flecha de Lima uma pessoa estranha à carreira diplomática.

Além de deplorar a saída de Flecha de Lima, em sua opinião, um dos mais brilhantes diplomatas que o Brasil já teve, Lauro Campos lamentou que o indicado para a embaixada, "além de ter dupla nacionalidade, não possua as características profissionais que só a carreira no Itamaraty oferece".

Na mesma sessão, o Senado aprovou, por 59 votos favoráveis, seis contrários e duas abstenções, o nome de Roberto Pinto Ferreira Mameri Abdenur para o cargo de embaixador brasileiro na Áustria. A decisão será agora comunicada ao presidente da República.

Foi aprovado ainda nova versão para o Acordo Quadro de Cooperação Financeira entre o Brasil e o Banco Nórdico de Investimento, celebrado em Helsinki, em 1999. A matéria agora vai a promulgação.

07/11/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


CRE examina indicação de Matarazzo para embaixada brasileira em Roma

CRE aprova nome de Andrea Matarazzo para o cargo de embaixador do Brasil na Itália

Cabral pede vistas do parecer sobre indicação de Matarazzo para embaixada em Roma

CRE sabatina Andrea Matarazzo

Aprovado nome de Mario da Graça Roiter para a embaixada em Honduras

Aprovado nome de Antonino Lisboa Mena Gonçalves para a embaixada do Brasil na Suécia