Cabral presta homenagem ao jurista Othon Sidou, da Academia de Letras Jurídicas



Em comemoração ao 26° aniversário de fundação da Academia Brasileira de Letras Jurídicas (ABLJ), o senador Bernardo Cabral (PFL-AM) prestou nesta terça-feira (dia 18) homenagem ao seu presidente, J. M. Othon Sidou, no cargo desde 1978. O senador disse que Othon Sidou é um dos maiores juristas nacionais, e que se manteve à frente da entidade por sua competência.

Formado em ciências jurídicas e sociais pela Faculdade de Direito do Ceará e doutor pela Faculdade de Direito do Recife, entre outras atividades, Othon Sidou foi professor titular dos cursos de pós-graduação da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro e conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil no período de 1975 a 1987, informou o senador.

De acordo com Bernardo Cabral, o jurista é autor de mais de setenta livros sobre Direito e Economia e de mais de trezentos trabalhos esparsos, publicados em edições especializadas no Brasil, Itália, México, Portugal e Argentina. Dentre os seus livros, Cabral citou o Dicionário Jurídico, editado pela ABLJ, A Vocação Publicista do Procedimento Romano, A Cláusula "Rebus sic Stantibus" do Direito Brasileiro , todos eles obras de consulta obrigatória pelos advogados.

O senador acrescentou que a entidade presidida por Othon Sidou, a Academia Brasileira de Letras Jurídicas, é uma associação civil que integra a Conferência Ibero-americana de Academia de Ciências Jurídicas e Sociais. A academia, frisou, segue o traçado de suas congêneres inspiradas no modelo francês, em que as 50 cadeiras simbólicas são ocupadas perpetuamente, salvo renúncia, por professores e escritores juristas.

18/09/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


RONALDO TEM HOMENAGEM DA ACADEMIA DE LETRAS DE TAGUATINGA

Agaciel recebe homenagem da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras

Francelino registra homenagem da Academia Mineira de Letras a Vivaldi Moreira

Mozarildo presta homenagem ao Dia dos Pais com letras de músicas

CCJ PRESTA HOMENAGEM A BERNARDO CABRAL

CABRAL PRESTA HOMENAGEM A VILLAS-BOAS CORRÊA