Cabral sugere que CPI das ONGs investigue retirada ilegal de minérios da Amazônia



Ao comunicar a apreensão, pela Polícia Federal, de sete toneladas de ametista e 300 quilos de tantalita retirados ilegalmente da reserva dos índios tucano, na fronteira do Brasil com a Colômbia, o senador Bernardo Cabral (PFL-AM) defendeu a investigação do caso pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instalada no Senado para tratar da atuação de organizações não-governamentais no Brasil.

Bernardo Cabral justificou sua proposta, explicando que os minérios foram apreendidos em poder do minerador Adi Nagel Júnior, que se intitula vice-presidente da ONG Cooperíndio, que atua junto aos tucanos. Ele informou ainda que as notas fiscais apresentadas por Adi Nagel Júnior revelaram que estavam sendo cobrados preços irrisórios pelos produtos. Os 300 quilos de tantalita foram declarados por R$ 4,5 mil. O preço de mercado de um único quilo gira em torno de US$ 100.

A CPI das ONGs, disse o senador, terá a responsabilidade de distinguir o que é joio e o que é trigo entre as organizações não-governamentais que atuam no Brasil.

- Temos que descobrir quais são as ONGs sérias e quais as que se aproveitam da ignorância, da apatia e talvez até do descaso de algumas autoridades - disse o senador.

N avaliação de Cabral, a região Amazônica, a não ser pela presença dos militares, vem sendo tratada com desinteresse pelo governo federal. Em conseqüência, a Amazônia, que possui o maior banco genético do mundo, está sendo utilizada por estrangeiros que colhem amostras de plantas e animais e levam esse material para os seus países.

Em aparte, o senador Francelino Pereira (PFL-MG) defendeu a adoção de uma agenda positiva para a Amazônia, enquanto o senador Ney Suassuna (PMDB-PB) alertou para a necessidade imediata de valorização da região. O senador Mozarildo Cavalcanti (PFL-RR) lamentou que o Brasil esteja permanentemente de costas para a região Amazônica e a senadora Marluce Pinto (PMDB-RR) criticou o desprezo das autoridades pela região.

10/04/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Audiência vai discutir exploração de minérios na Amazônia

Alvaro Dias propõe que CPI das ONGs investigue gasto com apartamento de reitor

HARTUNG SUGERE QUE BANCO CENTRAL INVESTIGUE BANESTES

CPI das ONGs apurou remessa ilegal de dinheiro

ERNANDES AMORIM SUGERE QUE CPI INVESTIGUE QUEM REPASSOU RECURSOS PARA OBRAS

Sarney sugere retirada da urgência dos projetos do pré-sal