Cachaça de Salinas terá selo de qualidade e procedência



Nesta terça-feira (15), a Associação dos Produtores Artesanais de Cachaça de Salinas (Apacs), do norte de Minas Gerais, recebe, em solenidade realizada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), o Certificado de Registro de Indicação Geográfica (IG), na modalidade Indicação de Procedência.

Essa é a segunda região brasileira que obtém Indicação de Procedência para a produção de cachaça, após a de Paraty, no Rio de Janeiro.

Para o presidente da Apacs, Nivaldo Gonçalves das Neves, o reconhecimento da Indicação Geográfica para região evita falsificação da cachaça e permite que o consumidor tenha maior segurança na hora do consumo, além fomentar o desenvolvimento regional.

“18 das 60 marcas de cachaça circularão a partir do dia dois de janeiro de 2014 com o selo que garante que foram produzidas em Salinas”, adiantou Neves.

IG

A Indicação Geográfica (IG) é um certificado que atesta a procedência regional e a qualidade de um produto, garantindo proteção e diferenciação no mercado. O certificado garante maior credibilidade do produto junto ao mercado e, ao mesmo tempo, potencializa o seu valor comercial. Isso porque, ao delimitar a área de produção e restringir o uso do produto aos produtores da região (normalmente reunidos em entidades representativas), a IG ajuda a manter os padrões de qualidade do produto e impede que outras pessoas utilizem o nome da região em produtos ou serviços indevidamente.

Fonte:
Instituto Nacional da Propriedade Industrial

 



15/10/2013 12:01


Artigos Relacionados


São Paulo terá selo de qualidade de frutas nacionais

Turismo terá selo de qualidade para garantir execução dos serviços

Material escolar vai ter selo de qualidade

Postos de saúde terão selo de qualidade

Prótese mamária deve ter selo de qualidade

Produtos agropecuários terão selo de qualidade