Turismo terá selo de qualidade para garantir execução dos serviços



O ministro do Turismo, Pedro Novais, e o diretor da Fundação Assis Chateaubriand, Paulo Cabral, assinaram nesta quinta-feira (14), durante o 6° Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, em São Paulo, memorando de entendimento para estudos e proposições para elaboração do Selo de Qualidade Nacional de Turismo.

No evento, o ministro destacou a importância das parcerias para desenvolvimento do turismo. A fundação será responsável pela realização de seminários e consultas públicas tendo em vista o desenho e desenvolvimento técnico do selo de qualidade.

O Selo de Qualidade Nacional de Turismo classificará os padrões dos serviços de empresas ou entidades prestadoras do setor no território nacional. A ideia é promover e assegurar a competitividade dos destinos turísticos brasileiros no mercado global.

 

Inmetro

Também foi assinado durante o Salão do Turismo acordo de cooperação técnica entre o Ministério do Turismo e o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industria (Inmetro) para construção do modelo brasileiro do Selo de Qualidade para identificar empresas do setor. O sistema foi elaborado após estudo de processos de certificação de qualidade turística de seis países: Suíça, Chile, França, Alemanha, Espanha e Nova Zelândia.

Assinada pelo ministro Pedro Novais e pelo representante do Inmetro em São Paulo, Arnaldo Ribeiro, a parceria vai definir como se dará o processo de certificação, além das normas e requisitos do selo.

O acordo também determina a construção de um Hotel-Conceito em Xerém (RJ), no parque tecnológico do Inmetro. A estrutura terá 30 unidades habitacionais que servirão de referência para as sete matrizes do Sistema Brasileiro de Classificação dos Meios de Hospedagem (SBClass).

Segundo Novais, o hotel-conceito será uma importante referência para treinamento profissional e qualificação empresarial. “A parceria vai ao encontro das necessidades do turismo brasileiro. Acredito que o selo de qualidade vai melhorar a competitividade do setor, e isso é bom para o turista”, afirmou.

Para Arnaldo Ribeiro, representante do Inmetro, “a vocação do Inmetro pela busca da qualidade no Brasil vai contribuir para elevar o turismo a padrões de excelência verificados nas potências do turismo mundial”.


Fonte:
Ministério do Turismo

 

15/07/2011 16:49


Artigos Relacionados


Cachaça de Salinas terá selo de qualidade e procedência

São Paulo terá selo de qualidade de frutas nacionais

Saúde precisa de regras estáveis de financiamento para garantir qualidade dos serviços, diz Padilha

Troca propõe selo de qualidade para produtos agropecuários

Agricultura: Selo de qualidade para equipamentos de proteção individual é lançado na Agrishow

Agricultura: Secretaria lança selo de qualidade para equipamentos de proteção individual na Agrishow