Cadernos e livros didáticos terão Hino Nacional na contracapa



A letra do Hino Nacional Brasileiro deverá ser impressa nas contracapas de cadernos escolares e livros didáticos produzidos e adquiridos com recursos da União. É o que determina o Projeto de Lei 31/06, de autoria do senador Gerson Camata (PMDB-ES), que foi aprovado nesta terça-feira (25), em decisão terminativa, pela Comissão de Educação (CE).

Camata disse ter apresentado seu projeto a partir de sugestão recebida pela Internet. E observou que, na Itália, os candidatos a um passaporte do país precisam demonstrar que conhecem o hino nacional italiano, na hora de solicitar o documento. Na opinião do relator, senador João Ribeiro (PL-TO), a proposta pode ser considerada uma "feliz iniciativa" no sentido de aproximar os jovens do hino brasileiro.

- Hoje em dia, é comum vermos alunos do ensino fundamental e até do ensino médio que não sabem cantar o nosso hino. Nós precisamos cada vez mais ter amor à pátria - afirmou João Ribeiro, durante a discussão do projeto.

A CE aprovou também parecer favorável ao Projeto de Lei da Câmara 14/06, cuja relatora foi a senadora Roseana Sarney (PFL-MA), que institui 2006 como o Ano Nacional dos Museus. A matéria será agora examinada em Plenário.

Em seu voto favorável, Roseana lembra que os museus cumprem, no Brasil, a missão de documentar e perpetuar os testemunhos da diversidade cultural do país. A seu ver, a instituição do ano nacional "contribuirá para atrair tanto a atenção do Estado e da sociedade para com as carências e potencialidades do setor quanto o desejo de conhecimento e interação do cidadão com os signos de sua identidade".

Recebeu igualmente parecer favorável o Projeto de Lei da Câmara 3/06, que institui o Dia do Radialista. De acordo com a proposta, a data será celebrada a cada dia 7 de novembro, aniversário de nascimento do compositor, músico e radialista Ary Barroso. Em seu voto favorável, o relator do projeto e presidente da CE, Gerson Camata, considerou justa a homenagem a Barroso, que, a seu ver, "ajudou a popularizar o rádio e a torná-lo o meio de comunicação mais importante para a difusão e a preservação da cultura nacional".

Durante o debate da matéria, os senadores Wellington Salgado (PMDB-MG), João Ribeiro e Juvêncio da Fonseca (PSDB-MS) ressaltaram o papel social do radialista. A comissão aprovou ainda parecer favorável a 18 projetos de decreto legislativo que autorizam o funcionamento de emissoras de rádio e televisão em diversos estados.



25/04/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Camata quer letra do Hino Nacional em cadernos escolares

Execução do Hino Nacional poderá ser obrigatória em jogos do Sistema Nacional do Desporto

Comissão debate livros didáticos

Comissão avaliará qualidade dos livros didáticos

Livros didáticos podem ter comissão de avaliação

CE VOTA REAPROVEITAMENTO DE LIVROS DIDÁTICOS NA QUARTA