Comissão avaliará qualidade dos livros didáticos



Sob a presidência da senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), a Comissão de Educação (CE) aprovou proposta de criação da Comissão Nacional de Avaliação do Material Didático, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS). A matéria seguirá para a Câmara dos Deputados, caso não haja recurso para votação em Plenário.

Pelo PLS 63 de 2003, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), o Poder Executivo fica autorizado a criar a Comissão Nacional de Avaliação do Livro Didático, com as atribuições de examinar o material didático destinado às escolas públicas e privadas de ensino básico para verificar se existem informações contendo formas de discriminação ou preconceito por motivo de raça, cor, etnia, religião, procedência nacional, deficiência, gênero e opção sexual.

Participarão da comissão representantes dos órgãos federais encarregados das áreas de educação, cultura, direitos humanos e cidadania além de representantes dos sistemas de ensino dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. Também deverão compor o novo órgão representantes de entidades da sociedade civil, bem como especialistas em matérias de relevância pedagógica para o ensino fundamental.

O relator, senador Papaléo Paes (PSDB-AP), afirmou que, apesar de haver outros órgãos encarregados de avaliar o livro didático destinado às escolas de ensino fundamental, os procedimentos utilizados podem ser considerados ineficazes na identificação e inibição de atitudes reforçadoras de preconceito tendo como fonte e estímulo os recursos didático-pedagógicos. Assim, a matéria é oportuna e meritória, concluiu.

A CE também aprovou dois requerimentos do senador Flávio Arns (PSDB-PR), o primeiro para realização de um seminário sobre o papel do negro na sociedade brasileira, enquanto o segundo prevê uma audiência pública sobre o Projeto Antártico Brasileiro.



10/11/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim quer controle de qualidade de livros didáticos

Comissão debate livros didáticos

Livros didáticos podem ter comissão de avaliação

Comissão analisa critérios para avaliação de livros didáticos

REUTILIZAÇÃO E GRATUIDADE DE LIVROS DIDÁTICOS SÃO TEMAS DA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO

CE VOTA REAPROVEITAMENTO DE LIVROS DIDÁTICOS NA QUARTA