CAE adia votação de projeto que trata da contribuição sindical



A pedido do senador Francisco Dornelles (PP-RJ), a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) adiou para a semana que vem a votação do projeto que trata da contribuição sindical. Dornelles, relator da matéria no âmbito dessa comissão, disse que não apresentou seu relatório final nesta terça-feira (20) porque quer conhecer o posicionamento dos outros senadores. O assunto é considerado polêmico, pois as centrais sindicais de trabalhadores não querem o fim da obrigatoriedade da contribuição e pressionam os parlamentares para que a proposição seja rejeitada.

Dornelles, no entanto, declarou que o projeto, da forma como foi aprovado na Câmara dos Deputados, na verdade não extingue o tributo, mas faz com que as empresas deixem de recolhê-lo - o que, segundo o relator, deixaria os empregados em situação de inadimplência frente à contribuição. O senador também argumentou que "não se pode acabar com esse imposto sem antes criar uma contribuição negocial, para que não haja um lapso e os sindicatos se encontrem em uma situação difícil".

Por outro lado, o relator considerou positivo o item, incluído na Câmara, que prevê a prerrogativa do Tribunal de Contas da União (TCU) de fiscalizar os recursos obtidos pelas centrais sindicais com essa contribuição.

Já o presidente da CAE, senador Aloizio Mercadante (PT-SP), apoiou as centrais sindicais e afirmou que "elas têm de ser ouvidas". Segundo ele, a emenda aprovada na Câmara, que torna facultativa a contribuição, de autoria do deputado Augusto Carvalho (PPS-DF), "é inoportuna e vai trazer um tumulto brutal para a vida dos trabalhadores e das centrais sindicais".

- Não podemos patrocinar essa emenda no Senado - declarou Mercadante.

O projeto tramita em regime de urgência, simultaneamente, em três comissões - além da CAE, nas Comissões de Assuntos Sociais (CAS) e de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Essa matéria foi aprovada na Câmara dos Deputados como PL 1.990/07 e, no Senado, está sendo analisada sob a forma do PLC 88/07.



20/11/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAE adia votação da proposta de trata da contribuição sindical

CAE votará amanhã projeto que trata da cobrança da contribuição sindical

CAS pode concluir votação de projeto que fixa teto para contribuição sindical de autônomos

CCJ ADIA VOTAÇÃO DE PROJETO QUE TRATA DA REPRODUÇÃO ASSISTIDA

CI adia votação de projeto que trata da operação de eclusas

CCJ adia votação de projeto que trata de julgamento das ações penais do STJ e do STF