CAE analisa projeto que permite deduzir do IR doações para construção de moradia de empregados
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) analisa na próxima terça-feira (31), às 10h, o projeto (PLS 77/08) que permite deduzir do IR de pessoas físicas e jurídicas doações feitas pelo empregador ao empregado para a construção de moradia. A proposta, de autoria do senador Gilberto Goellner (DEM-MT), recebeu substitutivo do relator, senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS), e será apreciada em decisão terminativa na comissão.
Na justificação do projeto, Gilberto Goelner lembra que a crise de moradia no Brasil está associada à falta de habitações populares e é consequência da pouca renda do trabalhador, do desemprego, e do subemprego massivo.
"Nenhum incentivo é concedido a empresários interessados na redução do déficit de moradias. Em decorrência disso, há um agravamento da crise de moradia, cujas manifestações são a especulação imobiliária, o alto custo dos imóveis e a elevação dos preços dos alugueis, entre outras", diz Gilberto Goelnner em sua justificativa.
Fundo de Garantia-Safra
A CAE examina ainda o PLS 266/03, de autoria do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), que inclui os proprietários rurais de áreas inferiores a quatro módulos fiscais, denominados "parceiros outorgantes" em contratos agrários, como beneficiários do Fundo de Garantia-Safra.
A proposta altera a lei que criou o fundo e instituiu o Seguro-Safra (Lei 10.420/02) para agricultores familiares do Nordeste, do semi-árido de Minas Gerais e do norte do Espírito Santo. A proposição garante também a agricultores organizados em consórcios e condomínios o direito de contratarem o Seguro-Safra.
Outra matéria a ser analisada pela CAE é o PLS 160/07, do senador José Agripino (DEM-RN), que dispõe sobre a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) incidente em produtos escolares e estabelece alíquota zero na Contribuição para o PIS/Pasep e na Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins) sobre a importação e as receitas decorrentes da venda desses produtos.
27/03/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Projeto permite deduzir do IR doações para educação
Empresa poderá deduzir do IR doação de materiais de construção para moradia popular
Aprovado projeto que permite deduzir do IR despesa com livros técnicos
Aprovado parecer a projeto que permite deduzir do IR despesas com ensino profissionalizante
Projeto permite deduzir do Imposto de Renda financiamento da casa própria
CAS vota projeto que permite a empregados escolher banco para recebimento de salário