Projeto permite deduzir do IR doações para educação
Para permitir que despesas com a educação de crianças e adolescentes "apadrinhados" - ou seja, despesas realizadas por meio de doações a instituições assistenciais - possam ser deduzidas da declaração de Imposto de Renda, o senador Jefferson Praia (PDT-AM) apresentou em setembro um projeto de lei. Essa matéria está na pauta da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado (CDH), que se reúne na manhã desta quarta-feira (9).
O projeto (PLS 378/09) recebeu voto favorável do relator, senador Osvaldo Sobrinho (PTB-MT). Em seu relatório, ele destaca que a legislação tributária já admite a dedução de despesas com a educação de crianças e adolescentes pobres dos quais o contribuinte tenha a guarda judicial, mas não prevê a dedução para os casos de "apadrinhamento" por meio de doações a instituições assistenciais.
Essa matéria, além de tramitar na Comissão de Direitos Humanos, também terá de ser examinada em outras duas comissões do Senado: a de Educação, Cultura e Esporte (CE) e a de Assuntos Econômicos (CAE) - sendo que, nesta última, será votada em decisão terminativa.
Alunos canhotos
Outro projeto sobre educação que tramita na Comissão de Direitos Humanos é o PLS 305/08, de autoria do senador Marconi Perillo (PSDB-GO). Essa proposta autoriza o governo a instalar, em todas as escolas da rede pública, cadeiras escolares para alunos canhotos.
A relatora da matéria, senadora Fátima Cleide (PT-RO), defende a sua aprovação, mas apresentou uma emenda que torna o texto mais específico. De acordo com essa modificação, "será obrigatória a adoção, em todas as escolas públicas e privadas que oferecem educação básica para crianças e adolescentes, de mobiliário adequado ao uso de estudantes destros, canhotos e portadores de necessidades especiais". Assim, além de especificar a obrigatoriedade para a educação básica, a relatora também estendeu a medida às escolas privadas.
Esse projeto - que já recebeu parecer favorável na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) - será votado na Comissão de Direitos Humanos em decisão terminativa.
07/12/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
CAE analisa projeto que permite deduzir do IR doações para construção de moradia de empregados
Aprovado projeto que permite deduzir do IR despesa com livros técnicos
Aprovado parecer a projeto que permite deduzir do IR despesas com ensino profissionalizante
Projeto permite deduzir do Imposto de Renda financiamento da casa própria
CDH examina projeto que permite doações de pessoa física aos fundos do idoso
Aprovada proposta que permite deduzir do IR despesas com filhos ainda por nascer