CAE analisa proposta que pode baixar preço de passagens




Manifestação pela redução do preço das passagens no Rio de Janeiro

A reunião deliberativa da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) desta terça-feira (18), antecipada para as 9h, vai incluir a leitura do relatório do senador Lindbergh Farias (PT-RJ) sobre o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 310/2009, que institui o Regime Especial de Incentivo para o Transporte Coletivo Urbano e Metropolitano de Passageiros (Reitup). Na prática, a proposta desonera o transporte público, medida que pode reduzir o preço das passagens.

Em entrevista à Agência Senado, em abril, Lindbergh lembrou que a redução do preço das passagens de ônibus e metrô tem grande impacto na vida do cidadão, além de ser uma reivindicação dos prefeitos e uma medida que pode colaborar para a queda da inflação.

- A ideia é reduzir o preço da passagem. Vai ter um efeito gigantesco no país, na queda da inflação e na vida das pessoas – afirmou o senador, que é presidente da CAE.

Desoneração

O projeto prevê que, em caso de implantação de regime de bilhete único ou do sistema de transporte integrado, será possível conceder redução dos tributos incidentes sobre a prestação dos serviços de transporte coletivo e sobre a aquisição de insumos neles empregados. Os beneficiários diretos dessa desoneração fiscal serão as empresas prestadoras dos serviços de transporte público de passageiros por meio de ônibus, micro-ônibus, metrô, trem metropolitano e trólebus.

A redução dos impostos prevista no Reitup vai ocorrer por meio da isenção da contribuição para o PIS/Pasep, e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), incidentes sobre o faturamento dos serviços de transporte, e da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) incidente sobre a aquisição de óleo diesel.

Manifestações

Nos últimos dias, várias cidades do país, com destaque para São Paulo e Rio de Janeiro, registraram manifestações contra o preço das passagens de ônibus. Em São Paulo, onde o preço da passagem subiu R$ 0,20, para R$ 3,20, governo estadual e prefeitura agora buscam entendimento com os manifestantes.

Os protestos, no momento em que o Brasil recebe a Copa das Confederações, ganharam repercussão em outros países. Houve, inclusive, pequenas manifestações de apoio no exterior. Em editorial, o jornal espanhol El País disse que os jovens brasileiros querem, na verdade, melhores condições nos serviços públicos, como educação e saúde.



17/06/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Companhias aéreas regionais querem suplementação tarifária em lei para baixar preços das passagens

CDR analisa projeto que pode reduzir preço de material de construção para casas populares

Pregão eletrônico deve baixar preço de uniformes escolares

José Jorge sugere medidas para baixar preço do GLP

Preço do etanol deve baixar este mês, prevê Mantega

Pedido de vista adia votação da proposta que pode reduzir preço de CDs e DVDs