CAE aprova empréstimo para saneamento em Santa Catarina



O programa de saneamento ambiental de Santa Catarina deve ganhar um reforço com a decisão da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) de aprovar nesta quarta-feira (17) autorização de empréstimo de 14,4 bilhões de ienes da Japan International Cooperation Agency (Jica) à Companhia Catarinense de Água e Saneamento (Casan).A proposta, que teve como relator o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), será analisada pelo Plenário do Senado em regime de urgência.

A senadora Ideli Salvatti (PT-SC) destacou a celeridade na tramitação do projeto, que considera fundamental para ampliar a oferta de saneamento ambiental em Santa Catarina. Ela agradeceu ao relator o empenho em apresentar logo seu parecer, para viabilizar o empréstimo antes do fechamento do ano fiscal no Japão, no dia 31 deste mês.

O senador Neuto de Conto (PMDB-SC) ressaltou as condições favoráveis do empréstimo (25 anos de prazo e juros anuais de 1,2%) e o volume dos recursos, o correspondente a R$ 280 milhões. O senador Gilberto Goellner (DEM-MT) citou o trabalho pioneiro da Jica, entre 1977 e 1978, no apoio à agricultura em Minas Gerais, e se declarou satisfeito por verificar que esse suporte ao Brasil continua mais de 30 anos depois, na área de saneamento de Santa Catarina.

Representantes da Jica e da Casan acompanharam na CAE a votação da proposta de empréstimo. 



17/03/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Plenário aprova empréstimo para programa de saneamento de Santa Catarina, mas pauta permanece trancada

CAE ANALISA EMPRÉSTIMO PARA SANTA CATARINA

Pavan cobra empréstimo do BID para o turismo em Santa Catarina

PAC investe R$ 404,7 milhões em saneamento básico em Santa Catarina

Selma Elias pede aprovação de empréstimo a Santa Catarina

CAE APROVA EMPRÉSTIMO PARA SANEAMENTO DE BANCOS DE SC