CAE cancela audiência pública que discutiria projetos sobre pneus
Foi adiada a audiência pública da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), marcada para esta terça-feira (19), para instruir a deliberação dos projetos de lei do Senado que tratam de contrapartida ambiental pela colocação de pneus no mercado interno, da instituição da política nacional de resíduos sólidos e do gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde. Esses projetos são, respectivamente, os PLS 216/03, 265/99 e 167/01. Por votação dos senadores, ficou decidido o cancelamento da audiência devido ao fato de os ministros das áreas envolvidas não terem comparecido à reunião e também porque a maioria dos convidados mandou representantes.
O senador Heráclito Fortes (PFL) protestou contra o fato de só virem representantes, tendo sido apoiado pelos senadores Romeu Tuma (PFL-SP), Osmar Dias (PDT-PR) e Jefferson Péres (PDT-AM). Os senadores chegaram a brincar, observando que da próxima vez também vão enviar para a reunião da comissão seus suplentes.
No início da reunião da CAE, antes de os senadores terem decidido sobre o cancelamento da audiência pública, o presidente da comissão, senador Luiz Otávio (PMDB-PA), informou que um dos convidados para participar do evento, Marcelo Barbosa Faintive, representante do Ministério da Fazenda - que não compareceu -, avisou que a pasta da Fazenda não tem posição contrária nem a favor dos projetos e que, na verdade, não tem posição definida sobre a matéria e pouco tem a ver com essa questão.
Essa manifestação de Faintive, comunicada por Luiz Otávio, provocou o protesto de Heráclito Fortes e, em seguida, o cancelamento da reunião, quando foi anunciado o número reduzido de participantes.
Entre os convidados para a audiência estavam a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, o ministro da Saúde, José Agenor Álvares da Silva, e o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan.
Os demais convidados eram: Alan Jones, secretário em exercício do Meio Ambiente do Paraná; Eugênio Carlos Deliberato, presidente da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip); Francisco Simeão Rodrigues Neto, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Pneus Remoldados (Abip); e Hersílio Coelho de Moura, presidente da Associação Brasileira do Segmento da Reforma de Pneus (ABR).
Desses, somente Alan Jones e Francisco Simeão Neto compareceram à audiência. Outros enviaram representantes.
Projetos
A pedido do senador Jorge Bornhausen (PFL-SC) - que teve que viajar -, a CAE adiou a votação do projeto que dispõe sobre os direitos e as garantias do contribuinte. O PLS complementar 646/99, de autoria de Bornhausen, tem parecer favorável do relator, senador, Rodolpho Tourinho (PFL-BA), nos termos de um substitutivo. A matéria já foi votada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e, se aprovada na CAE, ainda terá que ser votada pelo Plenário, por não ter decisão terminativa na comissão.
O projeto estabelece normas gerais sobre direitos e garantias aplicáveis na relação tributária do contribuinte com as administrações fazendárias da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. E abrange pessoas físicas ou jurídicas em qualquer situação de sujeição passiva tributária, inclusive a responsabilidade, a substituição, a solidariedade e a sucessão tributárias, bem como os agentes de retenção dos tributos, os representantes legais ou voluntários e os legalmente obrigados a colaborar com o fisco.
A CAE também adiou, por pedido de vista do senador Romeu Tuma (PFL-SP), a votação do projeto de lei (PLC 113/05), não-terminativo, que dispõe sobre a duração do trabalho dos farmacêuticos. O projeto é do deputado José Carlos Coutinho e recebeu parecer contrário do relator, senador Aelton Freitas (PL-MG).
Luiz Otávio disse que a CAE só se reunirá para votar matérias na próxima legislatura, a partir de fevereiro de 2007.19/12/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Comissão cancela audiência pública que discutiria no dia 22 venda da TVA
CDH cancela audiência pública sobre analfabetismo
Autoridades ambientais criticam importação de pneus usados em audiência pública na CAS
CCT cancela audiência pública com ministro Hélio Costa
CAS faz audiência pública para debater projetos sobre FGTS
Senado realiza a primeira audiência pública sobre os projetos do pré-sal