CAE convidará Celso Amorim para discutir Rodada de Doha



O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, será convidado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) para discutir os desdobramentos da última reunião da Rodada de Doha, da Organização Mundial do Comércio (OMC), ocorrida em Genebra no fim de julho. O requerimento propondo o debate, apresentado pelo senador Renato Casagrande (PSB-ES), foi acolhido em reunião do colegiado realizada nesta terça-feira (5).

Ao justificar o convite ao ministro, Casagrande defendeu que a CAE seja informada sobre os detalhes das negociações ocorridas nos dez dias de debates da Rodada de Doha, as perspectivas para o mercado internacional e a posição brasileira em relação ao tema.

- É um assunto de grande importância e, apesar de a negociação ter fracassado, o debate irá continuar. É importante compreendermos melhor a questão e discutirmos como o Senado poderá participar desse debate - afirmou Casagrande.

A sugestão recebeu o apoio do presidente da CAE, senador Aloizio Mercadante (PT-SP), que também assinou o requerimento propondo o convite a Celso Amorim. Iniciada em 2001, a Rodada de Doha da OMC tem por objetivo reduzir as barreiras comerciais e liberalizar o comércio entre os países. Na reunião ocorrida em Genebra, o Brasil apoiou o acordo proposto pela OMC, que foi recusado pela Argentina, Índia e outros países em desenvolvimento.

Celso Furtado

Ainda na reunião desta terça-feira, os senadores da CAE decidiram que será realizada uma homenagem ao economista Celso Furtado. Para organizar o evento, foi criado um grupo de trabalho, a ser integrado, entre outros, pelo senador Eduardo Suplicy (PT-SP), autor da sugestão. Em apoio à proposta, Aloizio Mercadante destacou a importância do economista, falecido em 2004.

- Será uma grande oportunidade de homenagearmos esse brasileiro que deu uma imensa contribuição ao país, não apenas pela criação da Sudene, mas pela construção de todo o pensamento econômico desenvolvimentista - afirmou Mercadante, ao destacar a projeção internacional das idéias de Celso Furtado.

Durante a homenagem, deverá ser apresentado o filme "O Longo Amanhecer", dirigido por José Mariani. Também será realizado debate com esse cineasta e com personalidades envolvidas com a obra de Celso Furtado. Por sugestão do senador Mão Santa (PMDB-PI), será convidado a participar do debate o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), autor de um livro escrito a partir de uma entrevista feita com Celso Furtado durante o período em que o economista viveu na França.



05/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Celso Amorim deve falar à CAE sobre Rodada de Doha

CAE ouvirá Mantega sobre investimentos da União e Amorim sobre Rodada Doha

Celso Amorim pode ser chamado para discutir tratado amazônico

Celso Amorim e embaixador na Venezuela vão discutir entrada do país no Mercosul

Collor alerta para riscos à OMC caso negociações da Rodada Doha fracassem em Bali

Audiência pública discutirá Rodada de Doha