CAE delibera sobre Plano Nacional de Educação



O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), senador Delcídio Amaral (PT-MS), iniciou reunião que deve deliberar sobre o Plano Nacional de Educação para o período 2011/2020. O PNE prevê o aumento gradual dos investimentos em educação até chegar a 10% do Produto Interno Bruto (PIB). Essa ampliação vem causando debate porque o Executivo desejava que o índice fosse 8% do PIB, mas a Câmara dos Deputados aprovou a ampliação.

A comissão também deve votar, em turno suplementar, substitutivo a projeto de lei do Senado (PLS 764/2011) que altera a lei que trata das Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs). O projeto das ZPEs, de autoria da senadora Lídice da Mata (PSB-BA), permite às empresas instaladas nesses pólos destinar ao mercado interno até 40% de sua produção. Atualmente, as empresas que funcionam em ZPEs podem vender dentro do país apenas 20% do que produzem – ou seja, 80% devem ser obrigatoriamente exportados. As empresas da área de softwares poderão vender no mercado interno a metade do que produzem nas ZPEs, conforme o substitutivo do senador Jorge Viana (PT-AC) ao projeto original.

A comissão também deve votar quatro mensagens solicitando autorização para contração de operações de crédito externo, uma delas para o Programa de Apoio à Modernização da Gestão do Sistema de Previdência Social, no valor de US$ 10 milhões, com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Após as votações, a CAE deve ouvir o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, sobre as transferências de controle acionário, intervenções e liquidações que envolveram os bancos Pan-Americano, Rural, BMG, Votorantim, e, mais recentemente, Cruzeiro do Sul e Prosper.



11/12/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Congresso delibera sobre mudanças no Plano Plurianual de Investimentos

Conselho Nacional de Educação deve reforçar aprovação do Plano Nacional de Educação, diz ministro

Governo quer dialogar sobre investimento no Plano Nacional de Educação

Comissão realiza quarta audiência sobre o Plano Nacional de Educação

CE ouvirá ministro Paulo Renato sobre o Plano Nacional de Educação

CAE transfere decisão sobre Plano Nacional de Educação para 2013