CAE examina projeto que impede incidência irregular de IR sobre rendimentos acumulados
A legislação que normatiza o Imposto de Renda (IR) pode sofrer alterações para impedir a incidência irregular do tributo sobre rendimentos recebidos acumuladamente. Projeto do deputado Milton Temer (PT-RJ), destinado a corrigir um -erro técnico- que dá margem à tributação de parcelas de rendimento isentas, já recebeu parecer favorável do senador Geraldo Melo (PSDB-RN) e aguarda votação pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).
Na tentativa de sanar esse problema, a proposição prevê que, no caso de rendimentos recebidos acumuladamente, o imposto incidirá no mês do recebimento ou crédito, aplicando-se a tabela progressiva e a legislação relativa a cada mês a que se referirem os rendimentos. Determina ainda que não será cobrado o imposto em relação aos meses cujo ganho, considerado isoladamente, não ultrapassar o limite de isenção.
Para tornar mais clara sua proposta, Temer recorre, na justificativa, a um caso hipotético de um trabalhador que ganha R$ 900,00 por mês, situando-se, portanto, na faixa de isenção do IR, mas que está com o salário atrasado há dez meses. Se o empregador saldar a dívida de uma só vez, o parlamentar observa que o trabalhador, antes isento, vai sofrer uma retenção do tributo na fonte da ordem de 27,5%, a maior alíquota aplicada ao Imposto de Renda.
-Ora, esta injustiça é visível a olhos nus-, afirma Temer, ressaltando o compromisso de seu projeto de -garantir segurança jurídica tributária a todos os cidadãos de forma igualitária, não tributando perdas patrimoniais a trabalhadores, aposentados e assemelhados-. O autor da iniciativa lembra que o trabalhador taxado no exemplo acima seria duplamente penalizado: pelo não recebimento dos salários em dia e pelo pagamento de IR por quantias que, se recebidas nos prazos normais, não seriam tributadas.
18/09/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Receita divulga novas regras para IR sobre rendimentos acumulados
CAE examina projeto que impede transferência de recursos da seguridade social
PLENÁRIO EXAMINA NESTA QUARTA PROJETO QUE IMPEDE PRIVATIZAÇÃO DA PETROBRAS
AGU impede ocupação irregular de terras em Minas Gerais
CAS examina projeto que impede demissão por justa causa para casos de embriaguez habitual
PALMEIRA APRESENTA PROJETO SOBRE DECLARAÇÃO DE RENDIMENTOS DOS SERVIDORES