João Pedro quer modificar divisão dos royalties do petróleo
O senador João Pedro (PT-AM) defendeu nesta segunda-feira (25) a redistribuição dos royalties pagos a estados e municípios sobre exploração de petróleo. Ele sustentou que é preciso haver um grande entendimento no Congresso Nacional sobre o assunto, já que vários parlamentares apresentaram propostas sobre mudança no pagamento de royalties, incluindo o próprio João Pedro (PLS 224/08).
O parlamentar argumentou que, com as descobertas de enormes campos de petróleo em grande profundidade na costa brasileira - a chamada camada pré-sal -, as reservas brasileiras devem saltar de 12 bilhões de barris para 80 bilhões. Ele entende que os recursos provenientes dessa riqueza devem ser distribuídos por todos os municípios brasileiros, e não apenas entre aqueles que se encontram adjacentes aos poços descobertos.
Na justificação de sua proposta, João Pedro argumenta que o estado do Rio de Janeiro fica com 86% dos royalties arrecadados no Brasil. Somente nove municípios naquele estado, segundo ele, ficam com 62% de toda a arrecadação nacional. E o petróleo, frisa o senador, mesmo sem computar os campos do pré-sal, já representa 10% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.
João Pedro quer diminuir as desigualdades entre as regiões brasileiras e disse ser preciso olhar para o Nordeste, o Centro-Oeste e a Amazônia. Lembrou de crianças em seu estado que, em barcos precários, levam duas horas para chegar a suas escolas, também precárias. Tanto os meios de locomoção quanto a escola, na opinião do senador, podem ser melhoradas com os royalties das novas descobertas. Ele também defendeu melhorias nas Forças Armadas, especialmente na Marinha.
Em aparte, o senador Paulo Paim (PT-RS) parabenizou João Pedro pelo seu enfoque em destinar mais recursos para o campo social.
25/08/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
João Pedro quer alterar a distribuição de royalties do petróleo
Senadores divergem quanto à divisão dos royalties do petróleo
João Pedro quer fixar royalties do pré-sal em 25% e repartir recursos de forma igualitária entre brasileiros
João Pedro quer destinar parte de lucros com exploração de petróleo para educação
ANP defende transição de dez anos para divisão dos royalties do petróleo
Casagrande diz que Senado precisa rediscutir divisão dos 'royalties' do petróleo