CAE promove audiência com presidentes de confederações para discutir Lei de Falências



A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) dá prosseguimento nesta terça-feira (10) à série de audiências públicas destinadas a debater a nova Lei de Falências (PLC n° 71/03), já aprovada pela Câmara dos Deputados. A proposta, que prevê o fim da concordata, tem por objetivo principal regular a recuperação judicial e extrajudicial, bem como a falência de devedores que exerçam atividade econômica regida pelas leis comerciais. A reunião está marcada para as 10h.

Deverão comparecer à audiência pública os quatro presidentes das principais confederações do país: Armando Monteiro, da Confederação Nacional da Indústria (CNI); Antônio Oliveira Santos, do Comércio (CNC); Clésio Andrade, dos Transportes (CNT), e Antônio Salvo, da Agricultura (CNA).

O relator da matéria é o presidente da CAE, senador Ramez Tebet (PMDB-MS). Pelo projeto, com o fim da concordata e a instituição da recuperação judicial e extrajudicial, o devedor será obrigado a apresentar à Justiça um plano de recuperação da empresa, com a situação detalhada da empresa e sugestões para o pagamento das dívidas. Esse plano deve ser submetido a uma assembléia geral de credores, que pode aprovar, rejeitar ou alterar a proposta apresentada. No caso de recuperação extrajudicial, o plano de reestruturação da empresa, se aceito na assembléia de credores, deverá ser homologado pela Justiça.

Uma das principais discussões que vem sendo feita nas audiências da CAE sobre o assunto é a prioridade de pagamento nos casos de falência das empresas. Há senadores, como Paulo Paim (PT-RS), que já apresentaram proposta mantendo a prioridade para o pagamento de créditos trabalhistas e de natureza alimentar, para não prejudicar os trabalhadores.



09/02/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAE faz audiência para discutir Lei de Falências

Ibama promove audiência pública para discutir projeto de hidrelétrica no Rio Paraíba do Sul

FGTS LEVA PRESIDENTES DE CONFEDERAÇÕES A ACM

Três grandes confederações são representadas por seus presidentes no Senado

Senado em 2011 terá presidentes das confederações da Agricultura e da Indústria

CAE volta a discutir se deve ou não fixar limite para créditos trabalhistas na nova Lei de Falências