CAE realiza audiência pública sobre a nova regulamentação do setor de cartões de crédito



A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) realiza nesta terça-feira (23) audiência pública para debater a nova regulamentação para o setor de cartões de crédito. O assunto ganhou destaque no Congresso Nacional nos últimos meses em virtude de o governo federal ter elaborado amplo relatório que resultará em mudanças na área (Relatório sobre a Indústria de Cartões de Pagamento). O documento, feito em conjunto pelo Banco Central e pelos Ministérios da Fazenda e da Justiça, poderá sofrer alterações até o final de junho. A audiência foi requerida pelos senadores Ideli Salvatti (PT-SC) e João Tenório (PSDB-AL).

Na quarta-feira (17), a regulamentação do setor de cartões no Brasil foi discutida em reunião conjunta das comissões de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) do Senado Federal e de Defesa do Consumidor (CDC) da Câmara dos Deputados. José Antônio Marciano, Marcelo Ramos e Aurélio Rios também participaram dessa audiência, quando, entre outros assuntos, alguns deputados federais reclamaram que a Abecs já foi convidada para várias audiências e reuniões no Congresso sobre o tema, mas nunca enviou representantes.

Naquela ocasião, os debatedores foram unânimes sobre a necessidade urgente de o setor de cartões de crédito no Brasil ser finalmente regulamentado e fiscalizado pelo poder público. Esse setor movimenta cerca de R$ 375 bilhões anualmente no país.

Debatedores

Foram convidados para a audiência pública desta terça-feira:

- o chefe do Departamento de Operações Bancárias e de Sistema de Pagamentos (Deban) do Banco Central (BC), José Antônio Marciano;

- o coordenador-geral de Comunicação e Mídia do Ministério da Fazenda, Marcelo Ramos;

- o representante da Confederação Nacional do Comércio Carlos Thadeu de Freitas Gomes;

- o vice-presidente de Cartões e Novos Negócios de Varejo do Banco do Brasil, Paulo Rogério Caffarelli;

- o subprocurador-geral da República e Coordenador da 3ª Câmara de Coordenação e Revisão (Consumidor e Ordem Econômica) da Procuradoria Geral da República (PGR), Aurélio Rios;

- representantes da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) e da Associação Nacional dos Consumidores.



19/06/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Participantes de audiência pública concordam que setor de cartões de crédito precisa de urgente regulamentação

Roberto Cavalcanti cobra regulamentação do setor de cartões de crédito

Estudo aponta crescimento do mercado de cartões de crédito e necessidade de regulamentação do setor

BC abre audiência pública sobre regulamentação do uso de sistemas internos de risco de crédito

CAS realiza nova audiência pública sobre reprodução assistida

CAE realiza audiência pública para discutir exclusão do setor elétrico das privatizações