Sérgio Souza apoia reivindicações de prefeitos e defende rediscussão do pacto federativo



O senador Sérgio Souza (PMDB-PR) destacou em Plenário nesta quinta-feira (24) a importância das reivindicações levadas ao Congresso Nacional por milhares de prefeitos de todas as regiões do país, reunidos na 15ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.

Da pauta dos gestores municipais, ele apontou quatro temas prioritários: a mudanças dos critérios de distribuição dos royalties de petróleo e gás; a proliferação dos pisos salariais nacionais; o endividamento previdenciário dos municípios; e a legitimação das associações de municípios para propor Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADI) e Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC). Para o senador, todos os temas acabam caindo em uma pauta maior: a discussão da revisão do pacto federativo.

- É sabido por todos que o Supremo Tribunal Federal [STF] impôs um prazo, que termina no final do ano de 2012, para a redefinição do Fundo de Participação dos Estados [FPE]. Ou seja, o assunto é prioritário por decisão judicial. É imprescindível rediscutir os direitos e deveres de cada ente desta federação – defendeu.

Sérgio Souza citou como exemplo da necessidade de se rediscutir o pacto federativo a preocupação dos gestores municipais com a proliferação dos pisos salariais nacinoais, uma vez que, a depender da forma de implantação dos pisos, eles podem interferir diretamente num aperto nas finanças do município. Mesmo reconhecendo a importância de se valorizar carreiras profissionais como a do magistério, o senador ressaltou que, para evitar a falência de algumas prefeituras, é preciso definir de forma clara a fonte dos recursos para custear o pagamento desses pisos salariais.

Em aparte a senadora Ana Amélia (PP-RS) apoiou a rediscussão do pacto federativo, lembrando que à União são destinados cerca de 60% dos recursos arrecadados dos contribuintes.  Sérgio Souza também cobrou da Câmara dos Deputados a votação da proposta (PLS 448/2011) que muda os critérios para distribuição de royalties do petróleo. O texto, do senador Wellington Dias (PT-PI), foi aprovado pelo Senado em outubro, na forma do substitutivo do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) e prevê como critério para os royalties o Fundo de Participação dos Estados (FPE).

O senador ainda pediu à Mesa do Senado que paute, com a maior brevidade possível, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 36/2009, do ex-senador gaúcho Sérgio Zambiasi, que altera o art. 103 da Constituição Federal para permitir que confederações ou associações de municípios de âmbito nacional, possam propor ação direta de inconstitucionalidade (ADI) e ação declaratória de constitucionalidade (ADC).



24/05/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Flexa Ribeiro apoia marcha dos prefeitos e defende revisão do pacto federativo

CAE terá papel importante na revisão do pacto federativo, afirma Sérgio Souza

Randolfe Rodrigues propõe rediscussão do pacto federativo

AMIR LANDO PROPÕE REDISCUSSÃO DO PACTO FEDERATIVO

Presidente apóia reivindicações de prefeitos

Sarney apóia reivindicações dos prefeitos