CAE vota na terça projeto que permite redução das tarifas de transporte público




Na última quarta, CAE ouviu opiniões de prefeitos sobre regime de incentivos

VEJA MAIS

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) deve votar, nesta terça-feira (25), o projeto de lei que institui o Regime Especial de Incentivos para o Transporte Coletivo Urbano e Metropolitano de Passageiros (Reitup). A proposta (PLC 310/2009) tem como meta diminuir os preços das tarifas cobradas dos usuários por meio da redução da carga tributária incidente sobre esses serviços.

O projeto, já aprovado em duas comissões do Senado, entrou na pauta da CAE na última terça (18), após manifestações contra o aumento no preço das passagens de ônibus em diversas cidades do país. Segundo o presidente da CAE e relator da proposta, senador Lindbergh Farias (PT-RJ), o Reitup pode garantir redução de até 15% nas tarifas de transporte público.

A ideia contida no projeto é reduzir a zero, entre outras, as alíquotas do PIS/Pasep e da Cofins incidentes sobre o faturamento dos serviços e da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide-Combustíveis) na aquisição de óleo diesel.

Lindbergh apresentou seu parecer na reunião de terça, mas foi concedida vista coletiva aos senadores, o que levou ao adiamento da votação. Apesar da previsão de redução de 15% nas tarifas, há dúvidas sobre o efetivo impacto das medidas porque algumas isenções já foram incluídas nas Medidas Provisórias 612/2013 e 617/2013.

Em audiência pública realizada na quarta-feira (19), o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, considerou baixa a eficácia do projeto, por tratar de isenções já existentes e não oferecer uma fonte de custeio para o transporte urbano e metropolitano.

Lindbergh, no entanto, explicou que, além de incorporar as isenções previstas nas MPs, o substitutivo de sua autoria traz inovações como a diminuição de 2% para 0,5% da contribuição patronal à seguridade social e a redução a zero do PIS/Pasep e da Cofins na aquisição de insumos relativos a operação dos serviços de transporte, como óleo diesel, energia elétrica e bens de capital (veículos e pneus, por exemplo).

Além disso, prevê a possibilidade de municípios e estados que aderirem ao Reitup reduzirem a zero alíquotas do ISS sobre passagens e do ICMS sobre óleo diesel, chassis, carrocerias, veículos, pneus e câmaras de ar, quando empregados no transporte coletivo urbano e metropolitano.



21/06/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto sobre transparência no reajuste de tarifas de transporte público sai de pauta

CI pode votar projeto que exige transparência no reajuste de tarifas de transporte público

SENADO VOTA NA TERÇA PROJETO QUE PERMITE TROCA DE NOME POR APELIDO

CI vota projeto que exige transparência em reajustes de tarifa de transporte público

Presidentes de entidades municipais vão debater redução de tarifas de transporte

Comissão aprova desoneração de tarifas de transporte público