CI vota projeto que exige transparência em reajustes de tarifa de transporte público



Projeto que facilita o controle da população sobre a composição das tarifas do transporte coletivo será avaliado nesta quarta-feira (12), em reunião da Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI), marcada para as 7h30. Pelo texto do PLC 50/2013, do deputado Ivan Valente (PSOL-SP), o Poder Público será obrigado a divulgar os dados que norteiam as mudanças de tarifas desses serviços.

Para o autor da proposta, o setor de transporte público coletivo requer transparência, com simplicidade na explicação dos fundamentos que justificam o reajuste ou a revisão das tarifas. Além de ser um direito do usuário, Valente afirma que a divulgação dessas informações, em linguagem acessível e de fácil compreensão, é uma obrigação prevista na Constituição, mas descumprida por “grande parte das municipalidades”.

Favorável ao projeto, o relator da matéria na CI, senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), lembra que as manifestações em diversas capitais em junho de 2013 ocorreram justamente em função de aumentos tarifários do transporte público. Para o senador, “a proposta também contribui para aprimorar a motivação dos atos da administração pública e a capacidade da sociedade brasileira de fiscalizar com maior rigor os serviços de transporte urbano”.

Caso seja aprovado na CI, o PLC 50/2013, que já tem parecer favorável à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), vai ao Plenário.



11/02/2014

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovado projeto que exige transparência em reajuste de tarifa de transporte

CI pode votar projeto que exige transparência no reajuste de tarifas de transporte público

Projeto que impõe transparência na definição de tarifa de transporte tramita na CCJ

Projeto sobre transparência no reajuste de tarifas de transporte público sai de pauta

Transparência em reajuste da tarifa de transporte será votada na terça

CAE vota na terça projeto que permite redução das tarifas de transporte público