Cafeicultores podem renegociar dívidas até janeiro



Produtores rurais de café arábica e cooperativas de produção têm oportunidade de reestruturar suas operações de crédito rural junto aos bancos, onde mantêm operações de custeio, investimento e comercialização. O Conselho Monetário Nacional autorizou, a critério da instituição financeira, a renegociação das parcelas vencidas e a vencer no período de 1º de julho de 2013 a 30 de junho de 2014, por meio da Resolução nº 4.289.

Os beneficiários devem manifestar interesse em renegociar as dívidas rurais junto à instituição financeira credora até 31 de janeiro de 2014 e formalizar a renegociação até 15 de julho de 2014. “Esperamos que, com a medida, sejam amenizados os problemas que os agricultores estão enfrentando em função da queda de preço e da renda", assinala o secretário de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA), Valter Bianchini.

As parcelas das operações de custeio e comercialização somente podem ser renegociadas mediante pagamento de até 20% do saldo atualizado da dívida, a ser pago até a data da formalização. O restante do saldo pode ser renegociado em até cinco parcelas anuais, devendo efetuar o pagamento da primeira parcela em 2015.

Já as parcelas das operações de investimento podem ser incorporadas ao saldo devedor e redistribuídas nas parcelas restantes ou ser prorrogadas para até um ano após a data prevista para o vencimento do contrato. A renegociação de investimento abrange também operações contratadas por produtores de café arábica que financiaram itens destinados às culturas de café arábica e conilon.

 Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário



03/12/2013 07:49


Artigos Relacionados


Livre-se das dívidas: especialistas recomendam renegociar

CMN aprova linha de crédito de R$ 300 milhões para financiar dívidas de cafeicultores

Cafeicultores terão acesso à linha de crédito para quitar dívidas

Agricultores têm novo prazo para renegociar dívidas

Agricultores familiares têm até 15 de outubro para renegociar dívidas

Produtores rurais do Sul poderão renegociar dívidas com bancos