Agricultores têm novo prazo para renegociar dívidas



O Banco Central do Brasil publicou, nesta terça-feira (11), no Diário Oficial da União, as alterações de prazos referentes às dívidas de agricultores familiares no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Confira a publicação que altera os itens XI e XII da Resolução 4.028, de 18 de novembro de 2011.

Anteriormente datada para 5 de novembro de 2012, a data final para manifestação formal do recebedor do empréstimo em relação à contratação da composição da dívida foi alterada para 30 de junho de 2014. Além disso, a contratação efetiva - antes marcada para 15 de outubro de 2013 - foi adiada para 15 de outubro de 2014.

Em relação aos devedores inadimplentes, a data de manifestação de interesse para contratação foi modificada para 30 de junho de 2014. Na resolução anterior, o prazo se encerrava em 28 de fevereiro de 2013. A contratação efetiva deverá ser realizada até 15 de outubro de 2014. O prazo divulgado anteriormente foi finalizado no dia 15 de outubro de 2013.

Reembolso

Pelas regras do Pronaf, após a contratação do financiamento, o tomador do empréstimo possui 10 anos para pagar. Os pagamentos são realizados em parcelas anuais, todas com o mesmo vencimento da primeira. De acordo com o texto, as operações renegociadas entre 11 de fevereiro e 15 de outubro deste ano poderão ser pagas em 2015.

Item adicionado

A resolução publicada nesta terça-feira também trouxe um parágrafo adicional que será inserido na resolução. O texto aborda a questão das dívidas renegociadas e o montante destinado às instituições.

“Art. 12-A. O valor da soma de todas as operações de composição de dívidas contratadas ao amparo desta Resolução com lastro em recursos equalizados pela União fica limitado à disponibilidade de recursos destinados às respectivas instituições financeiras nas safras 2013/14 e 2014/15 na linha Pronaf Investimento Mais Alimentos."

Fonte:
Portal Brasil com informações do Diário Oficial da União



11/02/2014 09:50


Artigos Relacionados


Agricultores familiares têm até 15 de outubro para renegociar dívidas

CAE APRECIA REABERTURA DE PRAZO PARA UNIÃO RENEGOCIAR DÍVIDAS DOS ESTADOS

CAE ANALISA NOVO PRAZO PARA RENEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS ESTADUAIS

César Borges pede novo prazo para dívidas dos cacauicultores

PREFEITOS PEDEM APOIO DE ACM PARA RENEGOCIAR DÍVIDAS

Lúcia Vânia quer novo prazo para renegociação das dívidas dos municípios com o INSS